JORNAL DO POVÃO


Rating: 3.6/5 (2458 votos)




ONLINE
13





   

 


NOTÍCIAS DA ESTÂNCIA

Estância Turística de Salesópolis

Vereador Nei prestigiou a I Roda Literária

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM,”Nei”, esteve na tarde de domingo prestigiando a I Roda Literária que foi realizado pela prefeitura da Estância Turística de Salesópolis.

Esse evento teve a iniciativa da funcionária da Biblioteca Municipal “José Otávio Cáfaro”, Silvana Aparecida de Oliveira, que realizou um antigo sonho de mostrar a população o trabalho que é desenvolvido na Biblioteca além de trazer nomes consagrados da Estância Turística de Salesópolis como o senhor Orlando Pagano que é um ícone da cidade.

Também estive presente na I Roda Literária o escritor Laé de Souza e sua caravana com livros dos mais variados temas, além dos artistas da Estância que contaram estórias e entreteve a todos os participantes.

O vereador Nei ressaltou ainda o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Diretor de Cultura Antônio Rodrigues dos Ouros.


Primeira Roda Literária – Leitura e Magia

Está sendo realizada na Estância Turística de Salesópolis até 12 de março, a Primeira Roda Literária – Leitura e Magia que está sendo realizada pela prefeitura municipal.

A idealizadora do projeto a professora Silvana Aparecida de Oliveira que atualmente é responsável pela Biblioteca Municipal “José Otávio Cáfaro”, falou a reportagem do JP e disse que além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, hoje é um dia muito especial, pois seu sonho se tornou realidade ao trazer para a Praça da Matriz grandes obras da literatura brasileira para que todos tenham acesso.

A abertura do evento contou com a participação da Corporação Musical São José que tocou o Hino a Salesópolis, de autoria do Maestro Sebastião de Melo Faria momento em que foram hasteadas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal.

Entre as personalidades políticas presentes estavam o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes e os vereadores Paulo César Monteiro, Débora Aparecida Rodrigues e Sérgio dos Santos, e também o Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Estância Primeiro Sargento Martins.

O grande homenageado da manhã de sábado, 11 de março foi o escritor, poeta e músico Salesopolense Orlando Pagano que está escrevendo um livro e fez questão de estar presente com seus filhos na abertura do evento.

O fotógrafo Antônio de Pádua também está participando do evento com uma exposição de fotos com eventos e paisagens da Estância Turística de Salesópolis.

Também está com um stand na Primeira Roda Literária o escritor Laé de Souza e a Caravana da Leitura que está proporcionando uma oportunidade única a todos que desejarem conhecer suas obras.

VEJA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK HIAGO SALESÓPOLIS


Moradores de rua "vivem" no estacionamento

do antigo supermercado Okamura

MORADOR DE RUA dormindo no meio de muita sujeira

Há alguns anos alguns transeuntes estão na Estância Turística de Salesópolis e em determinado tempo ficaram aglomerados na Praça existente na Rua XV de Novembro em frente ao Mercado do “Português”.

Após muita reclamação dos moradores e também dos comerciantes os mesmos foram retirados daquele local e passaram a perambular pela cidade e se reunindo principalmente no período noturno em frente ao Mercado Municipal.

Há pouco tempo essas pessoas mudaram de local e hoje estão “morando” no porão do antigo supermercado Okamura que foi atingido por um incêndio no final de 2015 e até hoje não reabriu mais as portas.

O estacionamento do antigo supermercado e  um porão alí existem servem agora de “moradia” para essas pessoas que passam o dia pela cidade e no período da noite utilizam aquele local para dormirem.

A reportagem do JP foi procurada por diversos moradores principalmente do Bairro do Totózinho Cardoso alegando que em alguns dias quando estão embriagados esses indivíduos chegam a provocar as pessoas que ali transitam.

Estivemos então no local e encontramos em duas noites seguidas apenas uma pessoa dormindo no estacionamento (02/03) e na outra noite (03/03) uma outra pessoa dormindo no “porão” do supermercado.

O local (estacionamento do supermercado) está sujo com restos de comida e garrafas de bebidas deixadas pelos “moradores” daquele local.

Sabemos das dificuldades que essas pessoas devem estar passando por não terem um abrigo para ao menos poderem dormir a noite.

Seria de grande importância para a Estância Turística de Salesópolis que a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade prestassem assistência a essas pessoas que sofrem principalmente com o problema do alcoolismo e assim podendo gradativamente amenizar os problemas sociais da cidade.

Essas pessoas devem ter suas famílias, mas optaram por um outro caminho morando nas ruas e se embriagando, para tanto é necessário que as autoridades do município façam uma triagem e encaminhem essas pessoas para tratamento ou até mesmo a seus familiares.

Na administração passada já era para ser implantado na Estância o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mas infelizmente não chegou a concluir esse trabalho de grande importância para a Estância e que poderia estar hoje acolhendo essas pessoas e orientando ou até mesmo encaminhando para um tratamento específico.

O que não podemos é esperar para que algo mais grave venha acontecer na cidade para que depois as autoridades tomem providências, visto que é de conhecimento de todos há quanto tempo essas pessoas estão “jogadas” pelas ruas da Estância.


ERRATA

Na matéria publicada na última terça-feira, 21 de fevereiro intitulado Estância Turística de Salesópolis: Polícia Militar prende mulher acusada de furto em supermercado”, erramos ao colocar as iniciais da acusada do furto.

Onde se lê V.O.L. leia-se F.O., sendo que A. O. escondeu as mercadorias furtadas dificultando os trabalhos da Polícia Militar e que a mesma já possui passagens pela Polícia.


Estância Turística de Salesópolis

Polícia Militar fez três dias de operação na Praça da Matriz

Sargento Martins, Comandante do Destacamento da PM  de Salesópolis

A Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis sob o comando do Sargento Martins realizou entre os dias 10 e 12 de fevereiro uma operação na Praça da Matriz para coibir o uso de drogas, som alto e averiguar a situação dos veículos.

No dia 11 de fevereiro, por volta das 17:40 a Guarnição dos PMs Josias e Michelone, que estavam fazendo parte da  operação do final de semana, deteve T. L. P. P. próximo a Rodoviária que estava a caminho de Caraguatatuba, mas portava consigo 3 papel de seda, 20 pontas de cigarro, um cigarro de maconha, mais uma porção de maconha e um cachimbo, sendo que o mesmo foi encaminhado a Delegacia de Polícia e foi indiciado por porte de entorpecentes e liberado em seguida.

Por volta da 1:00 da manhã do dia 12 de fevereiro o Cabo Franco e o Soldado Moura detiveram M. S. N. que portava 10 porções de maconha, 8 porções de pedra de crack e mais 4 porções de cocaína.

Na Avenida Victor Wuo o mesmo foi localizado saindo de um beco nas proximidades da Igreja Universal que acessa a Rua Alferes José Luiz de Carvalho e ao manobrar a Viatura o mesmo não foi localizado e rapidamente em patrulhamento os PMs se dirigiram na Praça da Matriz onde localizam M. S. N. em um bar e o abordaram.

Os Policiais localizaram com M. S. N. encontraram 4 pedras de cocaína e mais R$ 121,00 e voltaram ao local onde tinham visto anteriormente para localizar as drogas e o mesmo disse que pertenciam a ele, sendo elaborado o Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar como Tráfico mas o mesmo também foi posto em liberdade devido negar ao Delegado de Polícia que a droga não o pertencia.

Na operação do final de semana realizada pela PM na Praça da Matriz foram efetuadas várias autuações como som alto, uso de celular ao volante, cinto de segurança, equipamentos obrigatórios e foi muito boa e desencadeada na sexta-feira 10 das 20:00 às 4:00 de sábado, 12 e nos mesmos horários nos dias 12 e 13 de fevereiro, onde participaram o Sargento Martins, Cabo Elisabete, Cabo Vanderlei e Cabo Josias, Soldados Moura e Michelone, com as Viaturas 17 306 – 17 302 - 17 305.

Vereador Mário falou dos trabalhos da PM

O vereador Mario Barbosa Pinto falou na Sessão da Câmara na última segunda-feira, 13 da importância da Polícia Militar em operação especial na Praça Padre João Menendes e ressaltou os trabalhos que estão sendo realizados pelo Sargento Martins no Comando do Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis.

Mário disse ainda que o “COMSEG (Conselho Municipal de Segurança) precisa ser ativado na Estância para debater a questão de segurança do município que envolve a Praça da Matriz e o comércio e nós vereadores e a populaão precisamos fazer a nossa parte”, concluiu.


Estância Turística de Salesópolis

Ex-prefeito Adilson tem bens bloqueados

O ex-prefeito da Estância Turística de Salesópolis Antônio Adilson de Moraes (2009-2012) teve os bens bloqueados pela Justiça na Ação Civil de Improbidade Administrativa que é movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Leia abaixo a sentença do Juiz da Comarca da Estância Turística de Salesópolis Dr. Alexandre Miura Iura.

Processo Digital no: 1000647-05.2016.8.26.0523

Classe - Assunto Ação Civil de Improbidade Administrativa - Enriquecimento ilícito

Requerente: Ministério Público do Estado de São Paulo

Requerido: Antônio Adilson de Moraes e outro

Juiz(a) de Direito: Dr(a). Alexandre Miura Iura

Vistos.

Trata-se de ação de responsabilidade civil por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo contra Antonio Adilson de Moraes e Cláudia Aparecida Santos de Moraes, alegando, em suma, que o primeiro réu Prefeito à época dos fatos, nomeou sua esposa, segunda requerida, ao cargo de presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município de Salesópolis, cargo esse não remunerado.

Entretanto, apesar da nomeação, a ré Cláudia continuou percebendo os proventos do cargo de técnica de enfermagem de 2009 a 2012. Pleiteia liminar para a decretação da indisponibilidade dos bens.

É a síntese.

DECIDO

Pelo que se depreende da narrativa da inicial e dos documentos encartados, após prévio inquérito civil, concluiu-se que a correquerida Cláudia Aparecida Santos de Moraes, nomeada pelo prefeito, à época (2009 a 2012), como presidente do Fundo Social de Solidariedade em 02 de janeiro de 2009 (fls. 23 e 100), cargo não remunerado, conforme documento de fls. 304, fora afastada do cargo de técnica de enfermagem, mas, mesmo assim, continuou recebendo como se estivesse no cargo, conforme documentos de fls. 263/266 e holerites de fls. 271/298.

Além disso, o documento de fl. 104 indica que a Sra. Cláudia desempenhou atividade de técnica de enfermagem de 20.01.2006 a 31/12/2008, vindo documentos aos altos demonstrando o efetivo exercício do cargo (documentos de fls. 112/180); cartões de ponto de fls. 184/198 e nomeada como presidente do Fundo Social de Solidariedade de 02.01.2009 a 31.12.2012 (fl. 105), voltando a prestar serviços na área da saúde em 02.01.2013, conforme documento de fl. 106.

Registre-se, ainda, que a segunda ré acompanhou o primeiro réu em viagens pagas com dinheiro público no ano de 2011 para Brasília, conforme documentos de fls. 23/28, recebendo como técnica de enfermagem, conforme documento de fls 209/210, a reforçar as alegações da inicial.

Diante disso, diante dos fatos narrados e dos documentos encartados, observado o entendimento do C. Superior Tribunal de Justiça, consolidado em sede de Recurso Especial, submetido ao regime do artigo 543-C do CPC, no sentido de que é possível o bloqueio de bens do réu em ação civil pública, quando estiverem presentes fundados indícios da prática de ato improbo, com dano ou prejuízo ao Erário Público, sendo desnecessária a comprovação da efetiva dilapidação do patrimônio.

Na hipótese em exame, é possível verificar, em sede de cognição sumária, a presença de indícios da prática de ato de improbidade administrativa, consistente no pagamento indevido à segunda ré que a priori, recebeu pelo cargo de Técnica de Enfermagem, durante os anos de 2009 a 2012, sem exercer atividades relativas ao cargo.

Por outro lado, a indisponibilidade de bens deve ser proporcional ao valor do eventual prejuízo ou dano, considerando, inclusive, a multa civil, como sanção autônoma, de modo a assegurar o integral ressarcimento ao Erário Público, na hipótese de condenaçãodos réus.

Neste sentido:

RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO – AÇÃO CIVIL PÚBLICA – ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA – INDISPONIBILIDADE DE BENS E VALORES, INCLUINDO O VALOR RELATIVO À MULTA CIVIL – POSSIBILIDADE. 1. A indisponibilidade de bens e valores, em ação civil pública, é possível, nos termos do artigo 7o da Lei Federal no 8.429/92, desde que presentes fundados indícios da prática de ato de improbidade administrativa. 2. A decretação do referido bloqueio de bens e valores não está condicionada à comprovação da dilapidação do patrimônio dos réus. 3. A indisponibilidade de bens deve ser proporcional ao valor de eventual prejuízo ou dano, considerando, inclusive, a multa civil, como sanção autônoma, de modo a assegurar o integral ressarcimento ao Erário Público, na hipótese de condenação dos réus. 4. Precedentes da jurisprudência do C. STJ. 5. Decisão agravada, mantida. 6. Recurso de agravo de instrumento, apresentado pela parte corré, desprovido..(Relator(a):Francisco Bianco; Comarca: Ferraz de Vasconcelos; Órgão julgador: 5a Câmara de Direito Público; Data do julgamento: 

28/11/2016; Data de registro: 02/12/2016).

Assim, defiro a liminar pretendida para decretar a indisponibilidade dos bens dos demandados limitado ao valor de R$107.166,11, mediante bloqueio em contas bancárias, via o sistema BACENJUD, expedição de ofício à ARISP, bem como ao Detran para bloqueio de veículos em nome dos requeridos. Registre-se que havendo indisponibilidade além do valor mencionado, deverão os autos vir conclusos para ordem de desbloqueio.

No mais, notifiquem-se os requeridos para apresentação de defesa preliminar (art. 17, Lei 8.492/92).

Intime-se.

Salesopolis, 05 de dezembro de 2016.


Estância Turística de Salesópolis

Demora em atendimento de RX revolta famílias

A reportagem do JP foi solicitada por volta das 22:00, de sexta-feira, 13 de janeiro, pelos familiares do pequeno Vinícius que teve sua mão prensada na porta de sua residência e que aguardava desde às 20:50 para que a criança pudesse fazer o RX e passar novamente na médica de plantão.

Os pais de Vinícius, Adriano Faria e Daniele disseram que foram muito bem atendidos pela médica de plantão Dra. Sofia e pelas enfermeiras que estavam trabalhando, porém o responsável para realizar o RX não havia sido localizado até às 23:00 momento em que nossa reportagem deixou a Santa Casa.

Também estavam presentes na Santa Casa os pais da menina Maria Luiza de apenas 21 dias que engasgou e após ser atendida pela Dra. Sofia, a mesma também solicitou um RX na criança.

Geraldo Souza e Macia Barroso pais de Maria Luiza informaram que estavam desde as 19:00 aguardando a chegada do responsável pelo RX.


PARABÉNS BETE

Parabenizo e agradeço, em nome do Poder Legislativo, a funcionária Elisabete Marli de Souza Santos pelos 23 anos de dedicação à Câmara Municipal, sempre desempenhando seu trabalho de forma imparcial, honesta e justa. 

Recepcionando e acolhendo à todos com respeito e carinho.

Admiro sua conduta e forma como conduz e administra seu trabalho.

Que Deus te abençoe nessa jornada.

Um grande abraço

Rodolfo Marcondes

Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Piscina do Centro Esportivo volta a funcionar

As piscinas localizadas no Centro Esportivo e Recreativo Expedicionário Benedito da Fonseca na Estância Turística de Salesópolis já estão em pleno funcionamento atendendo aos pedidos da população que há anos vinha solicitando que o local fosse reaberto.

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, já em sua primeira semana de governo já providenciou junto ao Diretor de Esportes José Luiz Padilha Aguilar a limpeza das piscina e colocou em pleno funcionamento no último final de semana.

Saiba como você pode fazer para estar podendo usufruir das piscinas do Centro Esportivo.

Dia de funcionamento: de terça-feira à quinta-feira das 8:00 às 17:00 e aos sábados e domingos das 10:00 às 18:00.


Mutirão

Prefeitura e voluntários juntos na limpeza da Estância

Nesta sexta-feira, 6 de janeiro está sendo realizada na Estância Turística de Salesópolis o primeiro mutirão de limpeza das vias públicas na cidade.

Segundo o prefeito Vanderlon foram mobilizadas 40 pessoas entre voluntários e funcionários da prefeitura com mão-de-obra, máquina, caminhão e tratores.

O prefeito Vanderlon disse a reportagem do JP que irá conversar com os empresários da Estância para que novos mutirões sejam feitos a fim de deixar a cidade mais limpa e assim atender as necessidades da população e melhorar o visual para os turistas que nos visitam. 


Estância Turística de Salesópolis

Após 12 anos: 

Prefeitura se compromete a canalizar água em quintal de morador

Morador Vando, vereador Mário da Padaria e Diretor de Obras Nelson

Após vários pedidos do vereador Mário Barbosa Pinto, PSD, que desde 2005 vem solicitando a canalização das águas pluviais que passam por dentro do terreno do senhor Vando, morador na Rua São Sebastião no Bairro do Fartura, finalmente tem dia para ser concluída.

Na tarde de quarta-feira, 4 de janeiro o vereador Mário esteve junto com o Diretor de Obras Nelson Fernandes Nogueira, que vistoriou o local e viu as reais necessidades de se colocar o mais rápido possível cerca de 12 tubos de concreto de 60 cm cada para que as águas pluviais caiam diretamente no leito do Córrego do Fartura.

Nelson se comprometeu em iniciar as obras a partir do dia 16 de janeiro e assim colocando fim a “novela” que se arrasta há 12 anos.

A reportagem do JP acompanhou a vistoria e constatou junto aos moradores que em dias de fortes chuvas a água alaga todo o quintal da casa de Vando e está desbarrancando uma parte da área pertencente ao seu vizinho colocando todos em risco.


Estância Turística de Salesópolis 

Vanderlon é empossado prefeito da Estância

Prefeito Vanderlon, vice João do Águia e novos Secretários

Aconteceu na Escola Professora Olga Chakur Farah na manhã de domingo 1 de janeiro de 2017 a posse do prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e dos onze vereadores eleitos em 2 de outubro de 2016.

Vanderlon Oliveira Gomes que se torna o 36º prefeito a tomar posse através de eleições diretas na Estância Turística de Salesópolis, irá administrar um orçamento em torno de R$ 35 milhões e dezenas de problemas que a cidade enfrenta há décadas.

Saúde é uma das prioridades do novo prefeito que irá buscar recursos junto aos deputados de seu partido PR, André do Prado e Marcio Alvino para que amenizem os efeitos da crise atual pela qual passa o Brasil e deixou um rastro de dificuldade para os pequenos municípios.

O prefeito Vanderlon sabe das dificuldades que vai enfrentar no início de seu mandato e várias vezes em suas entrevista pede a população paciência neste primeiro momento do início de sua gestão que irá trabalhar rapidamente para melhorar a qualidade de vida na Estância Turística de Salesópolis .

O que será realizado de imediato é a limpeza da cidade que está repleta de mato principalmente nos Bairros e a operação tapa buraco que há tempos é reivindicada pela população.

Durante a cerimônia de posse Vanderlon foi ovacionado pelos presentes, ou seja, no povo que depositou toda a confiança em seu trabalho, um povo que quer melhores dias para a Estância Turística de Salesópolis.

Rodolfo Marcondes é o novo presidente da Câmara Municipal

 

Por unanimidade o vereador Rodolfo Marcondes será até 31 de dezembro o Presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis, tendo como vice-presidente e inédito para a Casa de Leis a vereadora Débora Aparecida Rodrigues, que também foi eleita por unanimidade.

O primeiro Secretário será o Pastor Edson Lopes Cerqueira que obteve 7 votos contra 4 do ex-presidente Sérgio dos Santos que aparentemente não gostou nada de seus colegas não terem votado nele.

O vereador Claudio do Prado Moraes também eleito por unanimidade ficou com o cargo de segundo secretário para esta gestão formando assim uma mesa diretiva apenas com os novos vereadores.

União histórica

A sessão de posse dos eleitos em 2 de outubro de 2016 foi um dia para entrar para a história da Estância Turística de Salesópolis como sendo o dia da União das Religiões.

Estiveram presentes na posse dos eleitos os Padres Antônio Carlos Alves de Menezes, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Luciano Batata e Roberto Ribeiro dos Santos, Paróquia São José da Estância Turística de Salesópolis; Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar de Fortaleza, CE, que falou em nome da Igreja Católica; Edinei Maia dos Santos, Paróquia São Benedito de Biritiba Mirim; Antonieta Meinberg Porto de Souza, Presidente do Centro Espírita Humildade; Pastor Paulo Edno Guimarães e sua Esposa Pastora Anilce, Igreja do Evangelho Quadrangular e o Pastor Adilson que falou em nome das Igrejas Evangélicas.

Podemos dizer que foi uma bênção para todos os presentes e principalmente aos vereadores, vice-prefeito e prefeito a união de todos nesse evento de grande importância para a Estância Turística de Salesópolis .

Na prefeitura

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e seu vice João José da Silva chegaram na prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis por volta das 13:00 momento em que abriram as portas do Paço Municipal e no gabinete recepcionaram os convidados.

Após assinatura do termo de posse Vanderlon e João pousaram para a foto com os novos secretários que a partir de 2 de janeiro terão muito trabalho frente ao Executivo.

Vanderlon disse durante discurso em seu gabinete que “agradeço primeiramente a Deus por este momento e os compromissos que firmei em minha campanha com a população será por mim cumprida e conto com a experiência e dedicação de cada secretário no atendimento aos munícipes”.


Entrevista com a advogada Luziane Oliveira

A reportagem do JP inicia uma série de reportagens especiais com empresários e profissionais liberais que atuam na Estância Turística de Salesópolis.

A primeira a ser entrevistada é a Advogada Luziane Oliveira, que também é formada em Administração de Empresas pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes, SP) e com Pós Graduação em Recursos Humanos, Advogada há 12 anos e com Pós Graduação em Direito Processual Geral e Internacional, tem escritório na cidade de Mogi das Cruzes na Rua Princesa Isabel de Bragança, 346 - Edifício Grimberg e que nos últimos três anos esteve a frente da Procuradoria da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis.

Luziane destaca o empenho nos trabalhos durante a tramitação da Lei Específica junto com a Secretaria de Meio Ambiente, onde foram realizadas inúmeras reuniões inclusive no PROLOP (Programa de Loteamento Popular) localizado no Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis.

Luziane encerrou seus trabalhos na prefeitura da Estância Turística de Salesópolis após três anos frente à Secretaria de Assuntos Jurídicos e disse estar grata por essa fase em sua vida: “Eu cheguei à prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis para trabalhar na questão trabalhista e fui ajudando a organização do Departamento Jurídico realizando corte de gastos e assumimos todos os trabalhos, sendo que minha função foi também de auxiliar os munícipes quando era procurada, visto que todos os processos passavam pela minha Secretaria quando havia necessidade, então a demanda de trabalho era muito grande”.

“Meu trabalho graças a Deus foi reconhecido em várias ações e também junto aos trabalhos que realizamos no PROLOP quando quiseram demolir as casas e conseguimos em agosto de 2015 um acordo e a suspensão decisão de demolição e junto com o Juiz de Direito da Estância Turística de Salesópolis Dr. Alexandre Miura Iura conseguimos a legalização de todos os lotes com a aprovação da Lei Específica e a Bandeirante e a Sabesp estão realizando o levantamento para a instalação de energia elétrica e água e saneamento básico a todos os moradores”.

“Outro fator importante foi à legalização do loteamento do Narciso que finalizamos o acordo a poucos dias que foi maravilhoso para a Estância Turística de Salesópolis”.

“O prefeito Rafael conseguiu para o Distrito Nossa Senhora dos Remédios à instalação de academia ao ar livre, pista de Skate, liberação de verbas do DADE para a melhoria do turismo na cidade e a aprovação da Lei do Turismo que vai acabar com o monopólio e assim poderemos trazer mais turistas para a Estância”.

“Muitas coisas foram feitas neste governo que se encerra e infelizmente não foram divulgas pela administração, e que processos jurídicos leva algum tempo para serem concluídos, entre eles posso citar a Lei Específica que demorou anos para ser concluída, aprovada e promulgada”, concluiu Luziane Oliveira, satisfeita com os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo desses três anos que esteve frente a Procuradoria Municipal junto com outros servidores.


Entrevista com Paulo César Monteiro

A reportagem do JP entrevistou o vereador diplomado Paulo César Monteiro, Mineiro, o terceiro vereador mais votado nas eleições municipais de  2016 e que no dia 1 de janeiro de 2017 irá tomar posse em seu primeiro mandato como vereador da Estância Turística de Salesópolis.

“Acredito muito na nova administração e estarei sempre apoiando o Vanderlon, pois acho que é uma obrigação dos vereadores apoiarem o prefeito visto que precisamos de uma união no município, o Executivo próximo ao Legislativo e assim sanar os problemas que a cidade enfrenta devido a falta de receita que é muito pequena “.

“O apoio de cada um dos novos vereadores será fundamental em busca receitas e outros meios para resolver a situação seja com a geração de empregos ou para que aqueles que têm chácaras na Estância que possam transferir os veículos a fim de que parte do IPVA fique nos cofres da municipalidade”.

“Precisamos pensar no turismo que será uma fonte de renda para o futuro e preparar nossos jovens, e na Educação uma faculdade na área Ambiental ou Agronomia que pudesse além de dar melhor ensino aos jovens da Estância com certeza iremos trazer muitas outras pessoas interessadas nos cursos”.

“Há a necessidade da união entre os Poderes Legislativo, Executivo, Igrejas Católica e Evangélica, Associação Comercial, Judiciário, ou seja, todo líder para que possamos mudar o rumo da economia da Estância Turística de Salesópolis”.

“Que todos mantenham esse clima de confiança e esperança e eu agradeço a todos por estar eleito por esta cidade que já trabalho há vinte anos e estou feliz e irei dar continuidade como vereador a partir de primeiro de janeiro de 2017 e todos podem contar comigo para ajudar nosso município”, concluiu Monteiro.


Estância Turística de Salesópolis

Natal na chácara até o próximo dia 16

Corporação Musical São José abriu os festejos na Natal na Chácara

Foi aberta ao público na noite de sexta-feira, 9 de dezembro o Natal na Chácara da Chú, localizada na Travessa da Rua São Sebastião, 150, Bairro do Fartura.

A abertura foi com a Corporação Musical São José e antes do início da apresentação a locutora do evento Elisabete Marli de Souza Santos, lembrou do Maestro da Banda Professor Caetano Antônio de Camargo que faleceu na última segunda feira, 5 de dezembro.

Bete disse: “o professor Caetano semeou 90% dos músicos da Estância Turística de Salesópolis, e receberam as primeiras sementes musicais das mãos do maestro Caetano, e se a música é sublime é também sublime aquele que a semeia, faz florescer e frutificar”.

“A nossa gratidão, carinho e alegria de poder ter compartilhado com ele todos esses anos, pois ele não foi apenas exemplo de músico e sim de homem, de bem, de carinho com as pessoas, com as crianças do Projeto Caminhando Juntos onde era o monitor do Projeto Doce Flauta Doce, iniciando novas crianças com a maior paciência”.

“Também atuou na Fanfarra da Escola Professora Olga Chakur Farah, fanfarra da Escola vereador Elisiário Pinto de Morais, do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, e quantas vezes a gente sempre que houve música nos desfiles da Estância Turística de Salesópolis lá estava o maestro Caetano e quem conviveu com ele a Corporação Musical São José o conheceu muito bem”.

“Convivi bastante com o maestro Caetano e tive essa alegria e tenho certeza que cada um dos músicos de Salesópolis tem o momento que conviveu com ele, que o maestro Caetano possa ficar vivo sempre em nossos corações”, concluiu Bete.

Após todos puderam conhecer todo o espaço que foi preparado especialmente para esta semana que antecede ao Natal para que a população de Salesópolis e turistas possam estar vivenciando um pouco do espírito natalino.

Entrevista com a idealizadora do Natal na Chácara

Idealizadora do evento a empresária Silvia Maria de Camargo Freire de Faria, “Chú” falou com a reportagem do JP sobre o Natal na Chácara: “Este projeto já vem desde 2015, quando realizamos o primeiro com poucas iluminações apenas no palco e este ano decidi fazer um evento maior já que o Bairro do Fartura merece porque as crianças participam do Projeto Caminhando Juntos que é muito bonito e eu incentivo doando o espaço para os eventos”.

“Queremos trazer os turistas para a Estância Turística de Salesópolis para conhecer nossos atrativos e este evento tem como objetivo atrair as pessoas para passarem momentos agradáveis nestes dias que antecedem ao Natal”.

“Para a realização do evento contei com o apoio da Cia Suzano e outros parceiros sendo que este ano arrecadei 29 caixas de luzes e quero ano que vem poder arrecadar ainda mais para proporcionar um grande evento a todos”.

“Quero que a Estância Turística de Salesópolis cresça cada vez mais no turismo visto que estamos precisando e hoje é a melhor maneira de renda para a população do município”.

“Vamos nos unir e fazer acontecer, pois o espaço da Chácara está aberto e quem desejar usufruir iremos fazer uma parceria não pelo dinheiro mas pelo fato de se fazer algo para a Estância Turística de Salesópolis, pois este é o momento”, concluiu Chú.


Estância Turística de Salesópolis

II Encontro de Turismo Rural

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 30 de novembro no Hotel Estância Vale da Barra, na Estância Turística de Salesópolis o II Encontro de Turismo Rural que contou com a presença do prefeito Benedito Rafael da Silva; Secretário Estadual de Turismo, Romildo Campelo; prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes e o vice-prefeito João José da Silva; Rosangela Falotico, Secretária de Turismo de Salesópolis e proprietários de Hotéis e Pousadas da Estância além de pessoas que estão envolvidas diretamente no acolhimento aos turistas.

O prefeito Rafael durante seu discurso falou sobre a importância da Lei do PDTur (Plano de Desenvolvimento Turístico) da Estância Turística de Salesópolis e que foi uma grande conquista para todos.

Ressaltou ainda que os frutos desse trabalho serão colhidos durante os próximos anos e que com as obras do DADE que estão para ser iniciadas e outras que estão em fase de assinatura de convênios irá mudar o visual da cidade.

O prefeito eleito Vanderlon Oliveira Gomes falou que irá dar continuidade a todos os projetos que forem de interesse da população e que espera poder fazer o melhor para todos e que este é o momento de união para o bem da Estância.

O Secretário Estadual de Turismo fez uma explanação sobre as cidades que são Estâncias Turísticas e as MIT (Municípios de Interesse Turísticos) e ressaltou ainda que a cada dois anos haverá uma avaliação de todas as Estâncias e aquelas que não estiverem de acordo com a Legislação será “rebaixada” a MIT abrindo assim vagas para outros municípios.

Também estiveram palestrando  Elvis Luiz de Jesus, “Japão”, que falou sobre a observação de aves e sua importância turística para Salesópolis, visto que em 13 de agosto deste ano realizou no Museu da Usina uma trilha a fim de que as pessoas pudessem observar as espécies de pássaros.

Será de grande importância que a Estância Turística de Salesópolis faça investimentos na área turística a fim de manter o Título de Estância e assim poder receber recursos do DADE e além de gerar empregos irá dar sustentabilidade ao comércio local.


Após vandalismo na EMEF Mestra Henriqueta

Prefeito eleito Vanderlon disse que irá

ativar câmeras de monitoramento

Cozinha da EMEF Mestra Henriqueta foi alvo de vandalismo 

Prefeito eleito Vanderlon Oliveira Gomes

Após saber do vandalismo que aconteceu na EMEF Mestra Henriqueta e dos prejuízos que foram causados não somente dos alimentos que foram destruídos, mas aos alunos que ficaram sem poder estudar a reportagem do JP procurou o prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PR para saber quais medidas irá tomar em relação a maior segurança na cidade.

Vanderlon disse a reportagem do JP que irá fazer um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de a fim de que a Polícia Militar passe a monitor as câmeras que estão instaladas na cidade e no Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Com esse futuro convênio os equipamentos de monitoramento serão transferidos para o Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Vandalismo na EMEF Mestra Henriqueta

Os professores e funcionários da EMEF Mestra Henriqueta da Estância Turística de Salesópolis tiveram uma surpresa desagradável na manhã de segunda-feira, 21 de novembro ao chegarem para iniciarem mais um dia de trabalho.

Vândalos fizeram um verdadeiro estrado nas dependências da Escola que é a mais tradicional da Estância.

A cozinha foi o local onde o vandalismo foi maior tendo uma grande quantidade de alimentos estragados e jogados no chão e em alguns locais tentaram sem sucesso colocar fogo em grande quantidade de papel, além de arrombar outras salas e fazer muita sujeira na unidade escolar.

Os Policiais Militares Soldado PM Freire e Soldado PM Moraes estiveram no local e registraram todos os estragos que foram causados e a Direção da EMEF registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil que já está tomando providências para localizar o autor ou autores desse ato de vandalismo.


Estância Turística de Salesópolis

Grupo de Escoteiros Tangará tem nova Diretoria

Eliane Aleixo, Diretora Administrativa; Sandro Moraes, Diretor Presidente;

Gleidson Pereira Siqueira, Diretor Financeiro e o

prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes

Aconteceu na tarde de sábado, 19 de novembro na  EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo, no Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis a eleição da nova Diretoria do 328 Grupo de Escoteiros Tangará.

Marcaram presença no evento o prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes e sua esposa Luciana Aparecida Ferreira de Miranda, o vereador Edney Campos dos Santos e os integrantes do Grupo de Escoteiros.

A nova diretoria ficou formada por Sandro Moraes, Diretor Presidente; Gleidson Pereira Siqueira, Diretor Financeiro e Eliane Aleixo, Diretora Administrativa.

A reportagem do JP entrevistou o Chefe Paulo Vasconcelos que após mais de 10 anos se dedicando ao Grupo de Escoteiro deixou de fazer parte do mesmo.

“Hoje estamos comemorando dez anos do Grupo de Escoteiro Tangará e conseguimos que fosse aprovado o dia do Escoteiro e é importante que tenha renovação”.

“Nestes dez anos que estive a frente do Grupo de Escoteiro foi extremamente positivo, pois passaram uma centena de jovens conosco e hoje temos engenheiros, policiais, advogados e isso é uma resposta de sucesso do Grupo”, concluiu o Chefe Paulo Vasconcelos.


Estância Turística de Salesópolis

Alunos da Escola Rosa Maria de Souza editam seu primeiro jornal

Os alunos do 8º Ano da Escola Professora Rosa Maria de Souza, sob a coordenação da professora Cristina Mello dos Santos, após uma palestra realizada pela equipe do Jornal do Povão criaram o Jornal “O Corvo Preto”, que teve sua primeira edição lançada segunda-feira, 14 de novembro.

Os alunos fizeram matérias diversas desde esportes, política, saúde e educação e mostraram que têm potencial na área jornalística.

A equipe do JP parabeniza a todos os alunos do 8º Ano, a professora Cristina pela sua dedicação em corrigir as matérias e a Direção da Escola que permitiu nossa presença para mostrar como é o dia-a-dia do trabalho jornalístico na Estância Turística de Salespópolis e Região.


Linha 311 – Salesópolis-Mogi das Cruzes

Empresa Radial se compromete a melhorar o transporte coletivo

 

O Gerente da Empresa Radial Welington, que está operando as Linhas 394 Britiba Mirim - Mogi das Cruzes e 311 Salesópolis - Mogi das Cruzes se reúne com vereadores na  Estância Turística de Salesópolis, na tarde de quarta-feira, 16 de novembro.

Na oportunidade Welington falou dos problemas operacionais que está enfrentando neste momento de transição desde o dia 6 de novembro.

O Gerente Operacional Welington disse não ter até então o conhecimento da frota de coletivos, itinerário, sendo que a mão-de-obra é nova e nos primeiros dias houve um grande transtorno a todos e está melhorando a cada dia.

 “O intuito da Radial é prestar o melhor atendimento a todos os usuários, visto que operamos em Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e também em algumas regiões de SP, e todo serviço que realizamos procuramos prezar pelo melhor atendimento”.

“A maior dificuldade da Radial é a questão com frota devido a muitos coletivos quebrados nas ruas e esse é a maior dificuldade neste momento”.

“Estamos trabalhando dia e noite para consertar os coletivos que se encontram em manutenção, pois somos sabedores que a população necessita e muito do transporte coletivo”.

“Todos os esforços neste estão sendo direcionados para a recuperação de todos os coletivos e iremos direcionar frotas de outras garagens para fazer o melhor atendimento a todos”.

“Pedimos desculpas a todos pelos transtornos causados durantes essas semanas e nós da Radial estamos trabalhando todos os dias e queremos apresentar a população de Salesópolis um bom trabalho”.

“Está na nossa programação e iremos levar até a EMTU o atendimento a UBC e UMC para atender aos estudantes e assim melhorar o transporte a todos”, disse o Gerente da Empresa Welington.

Durante quase uma hora os atuais vereadores e os eleitos que se fizeram presentes questionaram sobre itinerário, horário de partida dos coletivos, quebra de veículos e melhoria n o atendimento aos usuários.

O Presidente do Sindicato em Empresas de Transporte Rodoviário  de Mogi das Cruzes, Suzano e Região, Félix de Barros esteve presente a reunião para explicar aos vereadores o porque de tantos problemas que os usuários do transporte coletivo estão enfrentando em nossa Região.

“Todos os problemas que estão acontecendo nas Linhas 311 e 394 não atinge apenas Salesópolis e Biritiba Mirim, mas também o ABC e outras Regiões Metropolitanas devido ao vencimento do Contrato da EMTU a nível Estadual”.

“Tem localidades que até hoje não há sequer um ônibus para estar fazendo o transporte dos passageiros, e a Radial se prontificou em atender as Linhas 394 e 311, pois há a necessidade de um investimento com garagens, é um contrato de risco”.

“A Radial não está na qualidade de Concessionária e sim de Permissionária, ou seja, emergencial até que se instale um processo licitatório a empresa que ganhar tem um ano  e apenas em 2018 estar operando as linhas”.

“A EMTU é quem gerencia todo o transporte estadual e deveria licitar as linhas antes dos vencimentos dos contratos para que não acontecesse todo esse problema aos usuários”, concluiu Félix.

Aos usuários basta neste momento de transição aguardar as melhorias que a empresa Radial irá providenciar para os usuários das Linhas 311 e 394.


Vereadores Nei e Marcelo do Quico

levam problemas ao gerente da Radial

Vereador Nei, Welington Gerente da Radial, Alexandre Gerente Operacional da Radial e o vereador Marcelo 

Os vereadores Nei e Marcelo do Quico colocaram em pauta o assunto referente ao transporte intermunicipal envolvendo as cidades de Salesópolis e Biritiba Mirim  que vem causando transtorno aos usuários.

Após as reivindicações e colocações feita pelo vereador Nei, Democratas e Marcelo do Quico, PSD com apoio do Secretario de Transporte da cidade de Biritiba Mirim, Cunha,  Gerente Operacional da Radial disse que vai se adequar e na próxima semana estará a convite dos vereadores da Estância Turística de Salesópolis em uma reunião na Câmara Municipal.


Transporte intermunicipal

Vereadores buscam solução em SP

Os vereadores Claudinei José de Oliveira, Nei Zé do Anísio e Francisco Marcelo de Morais Corrêa, Marcelo do Quico, estiveram na tarde de terça-feira na Assembleia Legislativa para solicitar ao deputado Estevam Galvão de Oliveira providências urgentes para a melhoria do transporte coletivo entre Salesópolis e Mogi das Cruzes, Linha 311 que está sendo operado pela empresa Radial.

Nei disse a  nossa reportagem que o deputado Estevam Galvão irá interferir para que seja melhorado a qualidade do transporte intermunicipal na Linha 311.


Estância Turística de Salesópolis

Usuários reclamam de atrasos da empresa Radial

Operando na Estância Turística de Salesópolis  Linha 311 que liga até a cidade de Mogi das Cruzes, desde o final de semana a empresa Radial vem sendo alvo de críticas pelos usuários.

No domingo a empresa não obedeceu corretamente os horários previstos e prejudicou dezenas de estudantes que iriam prestar o ENEM na cidade de Mogi das Cruzes, sendo que alguns perderam o horário e quando chegaram aos locais dos exames os portões já estavam fechados.

Na segunda-feira, 7 de novembro os usuários voltaram a reclamar da falta de pontualidade dos coletivos que vem causando transtorno na vida de todos principalmente daqueles que precisam estudar ou trabalhar em Mogi das Cruzes.

A reportagem do JP falou com o vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, que disse ter solicitado uma nova reunião com os responsáveis da Empesa Radial para tratar do péssimo atendimento no transporte intermunicipal referente a linha 311 que liga Salesópolis/Mogi das Cruzes.


Estância Turística de Salesópolis 

Dunga’s Restaurante 30 anos


Prefeitura assina parceria com Associação Comercial

para funcionamento do Posto de Informações Turísticas - PIT

Na manhã de terça-feira, 17 de Outubro o Prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva assinou o     acordo que autoriza a  Associação  Comercial de Salesópolis a gerenciar as salas do Portal Artístico como Posto de Informações Turísticas- PIT.

A parceria que foi amplamente discutida desde a inauguração do Portal em Julho deste ano como uma das prioridades para ajudar na aumento do fluxo de visitantes na cidade visto que o objetivo principal do PIT é  manter uma pessoa para atender e informar aos visitantes e moradores,  de forma qualificada, sobre  tudo o que o município oferece facilitando a vida do turista durante sua estadia e dinamizando os serviços turísticos existentes.

A implantação do Posto de Informações Turísticas também está prevista no Plano de Desenvolvimento Turístico de Salesópolis, aprovado em Agosto, como uma das ações para auxiliar no desenvolvimento do  Turismo com   espaço para a distribuição de folders dos atrativos, hospedagem, alimentação, e comércio e outros de interesse do visitante. A expectativa é que ainda este mês ocorra a  divulgação o horário de funcionamento do local.

Participaram do ato Geraldo Adilson Lopes Barbosa, Presidente da ACETS; Eros Camargo Campioni, 1º Vice Presidente da ACETS; Rosangela Falotico, Diretora de Turismo; Luziane de Oliveira Lopes, Secretária de Assuntos Jurídicos e o André Ricardo da Silva, Secretário de Administração.


Festa para as crianças na Praça da Matriz

Aconteceu domingo, 9 de outubro na Praça Padre João Menendes a tradicional festa para homenagear as crianças da Estância Turística de Salesópolis.

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Fundo Social de Solidariedade foi fundamental nestes últimos quatro anos para a realização da festa que contou com a distribuição de pipoca, algodão doce e suco a todos os participantes.

A crianças puderam se divertir durante toda a tarde com vários brinquedos que foram colocados na Praça Padre João Menendes.


Parque Nascentes do Tietê recebeu a imagem de Nossa Senhora Peregrina

O Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, recebeu na amanhã de 22 de setembro, por volta das 13 horas a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O evento marca o início do Projeto Tietê Esperança Aparecida 2016, realizado pela Arquidiocese de São Paulo com apoio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O projeto foi concebido em 2004 pelo Padre Palmiro Carlos Paes, então pároco da igreja São Luís Gonzaga, de Pirituba, com o desejo de conscientizar a população sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do rio Tietê.

A imagem saiu da cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba em direção ao Parque Nascentes do Tietê às 10:00, após uma "missa de envio da imagem peregrina". No parque, o Padre Palmiro realizará a solenidade de "benção da nascente". Após a solenidade, a imagem será levada para a Igreja Matriz de São José, em Salesópolis.

A imagem será enviada dia 27 para Biritiba Mirim; dia 6 de outubro para Mogi das Cruzes; dia 8, para Guarulhos; dia 9, para o Parque da Vila Jacuí, em São Paulo; dia 11, para o Parque Ecológico do Tietê, unidade Engenheiro Goulart, onde ficará exposta para visitação no Museu do Tietê.

No dia 12 de outubro, às 7:30 horas, será conduzida em Procissão Fluvial no rio Tietê até a Ponte Júlio de Mesquita, de onde segue por carro para a Ponte do Piqueri, depois para o Largo Santa Efigênia e Vale do Anhangabaú, onde será realizada uma missa solene presidida por Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, encerrado a peregrinação.

Os parques Nascentes do Tietê, Vila Jacui e Engenheiro Goulart são administrados pelo DAEE.


Estância Turística de Salesópolis

Nova sede do CRAS é inaugurada na cidade

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 16 de setembro a inauguração da nova sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social  Monike Cáfaro Arouca Sobreira, Secretário Municipal de Administração André Ricardo e demais funcionáros.

Foi um evento simples e rápido onde os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as adaptações que foram efetuadas no prédio onde funcionava a Vara Distrital e que pertence a prefeitura municipal.

A partir de agora o CRAS conta com prédio próprio e está instalado no centro da cidade para melhor atender a comunidade, principalmente aquelas pessoas que vem da Zona Rural.


SENAR, FAESP e prefeitura realizaram Curso de Doma

Aconteceu entre os dias 22 e 26 de agosto na Estância Turística de Salesópolis o Curso de Doma que foi promovido pelo SENAR, FAESP e contou com o apoio da prefeitura municipal.

No total doze participantes receberam todas as técnicas de Doma de animais e também puderam se aprimorar e assim ficarem capacitados não somente para atuarem em suas propriedades como também serem colocados no mercado de trabalho.


Má qualidade no Transporte Coletivo

Vereador Nei cobra mais atenção da CS Brasil

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, “Nei do Zé do Anísio” mais uma vez utilizou a Tribuna da Câmara Municipal para cobrar providências da Empresa CS Brasil (Júlio Simões) que faz o transporte de passageiros na Linha 311 Salesópolis / Mogi das Cruzes.

Desta vez o vereador solicitou a empresa que informe aos vereadores a razão pela qual está havendo atrasos e falta de itinerários nos finais de semana, pois a empresa opera com menos coletivos em finais de semana e feriados o que vem causando muita reclamação dos usuários.

Os passageiros mais afetados nos finais de semana são aqueles que trabalham em Mogi das Cruzes ou São Paulo e se sentem “lesados” pela empresa CS Brasil que não cumpre com os horários que são propostos para aqueles dias.

Nei aguarda uma resposta o mais breve possível da diretoria da CS Brasil para que possa passar as informações corretas a todos os usuários de transporte coletivo da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

SOS Museu da Energia Elétrica 

Aconteceu sábado, 13 de agosto no Museu da Energia na Estância Turística de Salesópolis a primeira Passarinhada, um evento promovido a fim de conscientizar a todos da preservação do meio ambiente e ao mesmo tempo alertar as autoridades da importância que tem o local para visitantes e em especial para o povo Salesopolense.

Desde o início do ano o Museu de Energia está para ser fechado ao público devido a falta de recursos e principalmente de parceiros para que o local possa receber as infraestruturas necessárias e assim dar continuidade recebendo turistas e os moradores de Salesópolis que desejarem visitar o local.

A fim de conscientizar a todos da necessidade do local continuar aberto ao público foi organizado um passeio por trilhas, rapel e a observação de várias espécies de pássaros e com esse evento mostrar a todos as belezas naturais da Estância Turística de Salesópolis.

A reportagem do JP entrevistou os funcionários do Museu de Energia que falaram especialmente da necessidade da união de todos a fim de que o local não venha a fechar os portões definitivamente para visitação pública.

“A situação financeira da fundação continua a mesma e nos últimos meses em que houve a ordem de fechamento do Museu houve uma mobilização dos comerciantes da Estância Turística de Salesópolis e o evento que foi realizado tem o mérito de todos que estão lutando pela manutenção do Museu de Energia”.

“Estou na esperança que a Usina não feche as portas e como prorrogaram o prazo e não colocaram uma nova data para o fechamento espero que esse impasse sobre os recursos seja definido”.

“Tenho acompanhado as reuniões da prefeitura, Comtur e EDP que está buscando uma maneira de poder ajudar e tem sido parceiros conosco e eu acredito que tudo irá dar certo”.

“O Museu é de uma importância histórica para a cidade de Salesópolis ou seja um patrimônio dos munícipes e aqui são anos de trabalhos que desenvolvemos e não queremos que tudo isso se perca com o tempo”, concluiu Simone.

Elvis Luiz de Jesus, “Japão”, falou a nossa reportagem a respeito do fechamento do Museu da Energia.

 “Estamos passando por uma crise financeira e o evento está sendo realizado para chamar a atenção dos empresários para “comprar” nossa ideia porque temos um potencial na Usina que seria mais um atrativo para a Estância Turística de Salesópolis”

“Salesópolis tem 364 espécies de aves catalogadas e somente na Usina tem 287 espécies, ou seja queremos criar um calendário de eventos aqui para poderemos atrair o maior número de visitantes e participantes”.

Estamos “respirando” mês a mês com a ajuda de algumas empresas mas realente precisamos de um apoio cultural a longo prazo.

“Dentro das possibilidades a prefeitura está procurando parceiros para que nos ajudar e assim evitar o fechamento do Museu da Energia”.

“Todos estão comprometidos em trazer o turista para Salesópolis e precisamos de mais união entre todos para que a cidade de Salesópolis siga seu rumo e não fique parado no tempo”, disse Elvis Luiz de Jesus “Japão”, Operador de PCH e organizador do Evento Passarinhada.


Museu da Energia de Salesópolis recebe evento inédito voltado à prática de observação de aves

Ação, realizada pelo grupo “Amigos da Usina”, tem como objetivo chamar a atenção de

patrocinadores sobre as potencialidades do Museu, que corre o risco de fechar as portas,

para a prática do birdwatching

No segundo sábado de agosto, dia 13, acontece a primeira edição do evento “Passarinhada em apoio ao Museu da Energia de Salesópolis”. Organizada pelo grupo “Amigos da Usina”, a ação acontece das 7:00 às 16:30 e oferecerá além de palestra e orientações aos iniciantes da prática de birdwatching, sorteio de brindes e saídas guiadas para a fotografia e observação de aves nas trilhas do Museu da Energia. As atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos, com exceção do rapel na Cachoeira dos Freires, que será ofertado a preço promocional (30 reais).

Composto por um parque de 150 hectares de Mata Atlântica onde está instalada a centenária Usina de Salesópolis, o Museu da Energia tem se consolidado como um importante ponto de encontro dos amantes de birdwatching. Desde 2012, mais de 280 espécies de aves já foram observadas, fotografadas e catalogadas no local, incluindo o recém-descoberto e já ameaçado de extinção bicudinho-do-brejo-paulista, pássaro endêmico do Estado de São Paulo.

RISCO DE FECHAMENTO

A “1ª Passarinha” objetiva chamar a atenção da sociedade civil, e de possíveis entidades e empresas patrocinadoras, para o risco de fechamento do Museu da Energia de Salesópolis. Importante polo ambiental e socioeducativo da região do Alto Tietê, localizado próximo da nascente do rio, o espaço é gerenciado pela Fundação Energia e Saneamento, que passa por sérias dificuldades financeiras. No momento, a instituição, que busca articular e mobilizar novas parcerias e patrocínios, cogita um plano de reestruturação que inclui a suspensão das atividades do Museu da Energia de Salesópolis e das demais unidades de sua Rede, sem prazo definido.

“Além de receber milhares de estudantes anualmente, que aprendem sobre como é gerada a energia hidrelétrica que chega às nossas casas, cumprindo um importante papel na formação de consciência ambiental das crianças, o Museu da Energia tem apresentado esse novo potencial. O possível fechamento do museu será uma grande perda não só para o turismo tradicional da região, mas para um novo público que busca áreas protegidas para a prática do birdwatching”, explica Elvis Japão, fotógrafo membro do grupo de observadores Amigos da Usina.

Gerenciado por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Museu da Energia depende, para a manutenção de suas atividades, da doação e patrocínio tanto de empresas e entidades mantenedoras e patrocinadoras - por meio de contribuição incentivada a projetos aprovados em leis de incentivo fiscal (Rouanet e ProAC) -, como de pessoas físicas, que podem participar do programa de benefícios “Amigos do Museu”, com a possibilidade de abatimento do imposto de renda.

ORIENTAÇÕES

A recepção aos participantes da “1ª Passarinhada em apoio ao Museu da Energia de Salesópolis” será realizada no estacionamento do Museu da Energia de Salesópolis. O visitante receberá, na chegada, uma senha que valerá para o sorteio de brindes. O café da manhã será comunitário, sendo cada visitante responsável por trazer seu alimento. No almoço, serão disponibilizados para venda, no local, refeições e lanches.

TRILHAS: As saídas para as trilhas só poderão ser realizadas com o acompanhamento dos guias.

SERVIÇO

Evento “1ª Passarinhada em apoio ao Museu da Energia de Salesópolis” Sábado, dia 13 de agosto, das 7:00 às 16:30 GRATUITO Endereço: Estrada dos Freires, Km 06 - Freires, Salesópolis – SP Informações: (11) 97091-1665 / 97548-4759 / amigosusinasalesopolis@gmail.com  


Estância Turística de Salesópolis

Grupo de Escoteiros visitam gabinete do prefeito Rafael 

O Grupo de Escoteiros da Estância Turística de Salesópolis estiveram visitando o Gabinete do prefeito Benedito Rafael da Silva, PPS na manhã de sábado, 30 de julho.

O Chefe Paulo Vasconcelos falou a reportagem do JP e disse que o principal o objetivo do Grupo foi conhece os trabalhos que são desenvolvidos pelo prefeito municipal e ao mesmo tempo solicitaram que seja enviado a Câmara Municipal um projeto de Lei instituindo o dia do Escoteiro.

Paulo ressaltou ainda que será de grande importância não somente para esse Grupo de Escoteiros mas sim para as próximas gerações a fim de que possam serem lembrados em uma data especialmente dedicados a eles. 


Estância Turística de Salesópolis

Encontro de professores na EMEF Mestra Henriqueta

Diante das dificuldades enfrentadas no sistema de Ensino que evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel das escolas na superação da lógica da exclusão.

A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, o Município de Salesópolis através de uma iniciativa dos gestores e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação representada pela Professora Célia Regina Lorca Cardoso promoveram um encontro de professores para o replanejamento do 2º Semestre de 2016.

Todos os professores participaram de um ciclo de palestras voltada para a temática de Inclusão, implicando uma mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.

No dia 28 de Julho teve a presença de Vander Cassimiro de Andrade, abordando o Tema: Dever: Não é fazer o possível, é fazer o melhor,  e a Profa. Luciana Aparecida Dias Prado Silva com o tema Tema: Acolhimento, desenvolvimento afetivo e pedagógico das crianças com necessidades especiais.

No dia 29 de Julho  Rafael Dias Amato (Psicólogo da APAE de Mogi das Cruzes) abordou o tema: “Como trabalhar comportamento de um autista na Rede Regular e com Leandro Luque -Tema: Aplicativo Voz Livre – ferramenta de inclusão.

Participaram do Evento o Representante do Conselho Tutelar Rai  Saylon Marcondes falando sobre Respeito às diferenças e o Presidente da Associação Caminhando Juntos, Senhor José Gastão Cursino dos Santos, reforçando que todos fazemos parte de um processo de evolução na sociedade. Estiveram presentes o Senhor Prefeito Benedito Rafael da Silva, a Promotora Letícia Lourenço Pavani,  Advogada Idelaine Castilho de Campos Silva, Fonoaudióloga Patrícia da Costa Borges de Oliveira, a Secretária Municipal de Educação Célia Regina Lorca Cardoso e a Senhora Célia Fonseca, a professora Katia Aparecida de Godoy representando a prefeitura de Mogi das Cruzes , Educação Especial Escola Jovita e o convidado professor José Luiz Padilha Aguilar 

"Nossos mais sinceros agradecimento a todos que colaboraram para o replanejamento do nosso Município", concluiu a Secretária de Educação da Estância Turística de Salesópolis Célia Regina Lorca Cardoso.


Estância Turística de Salesópolis

Associação dos taxistas tem nova diretoria

A Associação dos Taxistas da Estância Turística de Salesópolis se reuniram no último final de semana e escolheram a nova Diretoria que já está atuante.

Assim ficou a nova formação da Associção: Presidente, Joaquim do Espírito Santo; Vice Presidente, José Carlos de Souza Alves; Secretário, Paulo Roberto Camargo de Souza; 1º Tesoureiro, Renato de Souza; 2º Tesoureiro, José Paulo Ramos Veloso e Conselheiros Fiscais – 1º Paulo David Alonso, 2º Marcelo Venâncio de Souza e 3º José Carlos de Souza Brito.


Mais vacinas

Secretaria de saúde disponibiliza 500 doses

Após o encerramento da campanha de vacinação da gripe para os grupos prioritários, ou seja, idosos, crianças e gestantes, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou 500 doses de vacina para a Estância Turística de Salesópolis para serem aplicadas nas pessoas que não fazem parte do grupo de risco.

Os interessados em receber a dose de vacina deverão procurar a Unidade Básica de Saúde.


Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra. Deuteronômio 15:11

Estância Turística de Salesópolis

Solidariedade: Família mora em Escola Rural há 5 meses

Após ter a casa onde morava com seu marido e cinco filhos menores interditada pela Defesa Civil a funcionária da ARES (Associação dos Recicladores de Salesópolis) não teve outra alternativa a não ser sair do local onde mora há mais de dez anos, que foi construída com muito sacrifício e ir morar em uma escola na Zona Rural da Estância Turística de Salesópolis.

Cleidir da Silva Pereira Ramos, 31 anos de idade é casada tem cinco filhos sendo dois com problemas de saúde que requer total atenção 24 horas por dia.

Um menino de seis anos tem uma grave alergia e outro tem Macrocefalia (ocorre quando a cabeça da criança tem um tamanho maior do que o esperado para a idade) o que requer um cuidado especial com essa criança.

A casa onde Cleidir, seu marido e os cinco filhos moravam na estrada que dá acesso a Serraria do Cardoso, foi condenada pela Defesa Civil após as fortes chuvas do início do ano e sem ter para onde ir foi conduzida pela prefeitura até a Escola Rural localizada no Bairro do Paraitinguinha que se encontra sem uso.

O que era para ser apenas uma mudança provisória para a recuperação da estrutura de sua casa acabou se tornando em um grande problema para Cleidir.

Agora ela precisa levar os cinco filhos todos os dias até a residência de uma amiga no Bairro do Fartura para que uma pessoa fique olhando as crianças e assim ela possa trabalhar.

A Escola

A reportagem do JP esteve na Escola do Bairro do Paraitinguinha para conhecer como está sendo essa mudança na vida de Cleidir e de seus filhos e o que mais nos chamou a atenção foi a unidade que tem a sala de aula.

É um local  muito frio sem ventilação e que poderá causar problemas respiratórios não somente nas crianças mas também nos pais delas.

A precariedade em que todos moram também chama muito a atenção pois tem apenas uma cama de casal e uma de solteiro para sete pessoas dormirem.

Segundo Cleidir dormem três crianças em uma cama de solteiro e na cama de casal outras duas filhas dividem junto com os pais o pequeno espaço para poderem repousar durante as noites.

Foi elaborado um levantamento do local e para a reforma da estrutura da casa de Cleidir, será gasto aproximadamente R$ 3.854,00, segundo orçamento realizado em 20 de junho deste ano.

Cleidir disse que para arrumar esse dinheiro seria necessário economizar ao máximo durante um ano e assim mesmo faltaria o pagamento do pedreiro responsável pela execução dos trabalhos.

A reportagem do JP em parceria com a Bete Marli, funcionária da Câmara Municipal resolveu mostrar a você nosso leitor a situação dramática em que vive essa família, não somente com a falta de uma moradia, mas também com os problemas de saúde que os filhos sofrem.

Para que Cleidir volte para sua casa e tenha o mínimo de conforto como já era de seu costume precisamos mobilizar a população da Estância Turística de Salesópolis para que com  as mãos em seu coração possam fazer uma singela doação e assim ajudar essa família carente e agora sem sua casa.

Cleidir disse a nossa reportagem que espera que todos possam se sensibilizar com sua situação e ajudem para que ela, o marido e filhos, possam retornar a sua residência.

Você que puder fazer sua doação em dinheiro pode se dirigir até a Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis, procurar a Bete e assinar um “LIVRO DE OURO” que estará à disposição de todos para marcar as doações e assim chegar a esse valor e iniciar os trabalhos de recuperação da casa.

Bete Marli disse a nossa reportagem que a mão-de-obra já foi doada e que está restando arrecadar o valor para poder comprar os materiais e assim trazer Cleidir e família de volta para seu LAR.

Cleidir está confiante na ajuda de toda a população de Salesópolis e se emocionou ao conceder essa entrevista ao Jornal do Povão.


Homenagens

A reportagem do JP flagrou na tarde de sexta-feira, 8 de julho na Câmara Municipal as homenagens pelo último dia de trabalho da funcionária Arlete que já havia anunciado sua aposentadoria durante as comemorações do Dia do Pracinha.

Arlete foi parabenizada mais uma vez pelo seu exemplar trabalho frente a Diretoria da Câmara Municipal e recebeu flores das funcionárias da prefeitura da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael recebe chaves da Vara Distrital

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael a Silva, PPS recebeu das mãos do Juiz de Direito Dr. Alexandre Miura Iura, na tarde de sexta-feira 8 de julho as chaves da Vara Distrital que a partir de agora está atendendo ao público em seu novo endereço.

A reportagem do JP registrou esse momento histórico e importante para a Estância Turística de Salesópolis que desde 1992 cedeu ao Poder Judiciário o prédio que até então servia a Câmara Municipal de Salesópolis.

A Estância Turística de Salesópolis  já denominada Comarca, estará a partir de agora contando com um Fórum que irá melhor atender a população com maior comodidade, localizado na Rua Antônio Pereira, 30, centro da cidade.

O prefeito Rafael disse que o prédio passará por reformas e irá abrigar várias secretarias o que irá amenizar os gastos com o aluguel de alguns imóveis.


Portal Artístico é reinaugurado após reforma e revitalização

Após passar por reformas e revitalização de seu espaço físico, o Portal Artístico da Estância Turística de Salesópolis “Prefeito José Rodrigues Feital Filho” foi reinaugurado na noite de sexta-feira, 1 de julho.

O evento contou com a presença do Prefeito Benedito Rafael da Silva e sua esposa presidenta do Fundo Social de Solidariedade; do Juiz de Direito da Comarca da Estância Turística de Salesópolis Dr.Alexandre Miura Iura; Padre Antônio Carlos Alves de Menezes, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Rosangela Falotico, Diretora de Turismo e de Gilberto Fujisawa, Presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PPS fez questão de homenagear o ex-prefeito José Rodrigues Feital Filho, falecido em 2011, que foi o idealizador do projeto do Portal que foi concluído no final de 1992 no ultimo ano de seu primeiro mandato (1989-1992).

Os filhos do ex-prefeito Feital estiveram presentes na reinauguração do Portal e prestaram homenagens ao pai, amigo e idealizador de grandes obras na cidade que iniciou em seu primeiro mandato a trajetória para se tornar uma Estância Turística o que aconteceu apenas após seu segundo mandato (1997-2000).

Feital foi lembrado como um grande homem público que realizou centenas de obras em toda a cidade, zona rural e Distrito Nossa Senhora dos Remédios.


Prefeito Rafael entrega Centro Comunitário do Fartura

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, PPS, inaugurou na tarde de sexta-feira, 1 de julho, no Bairro do Fartura o Centro Comunitário que levou o nome de "Michely Aparecida de Oliveira Silva", que faleceu em um trágico acidente na cidade de Paraty no Estado do Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 2015.

Foram várias as manifestações sobre a inauguração do Centro Comunitário, e o vereador Cristian Luiz Candelária, Kiki disse que “o Bairro do  Fartura  sendo um dos  mais populosos da cidade merece uma atenção do poder público e que todos os moradores cuidem deste local, pois as verbas púbicas são difíceis de serem conquistadas e que cada um tem o direito e o dever de zelar por este local que é de toda a comunidade”.

o Chefe Paulo Vasconcelos do Grupo de Escoteiros Tangará da Estância Turística de Salesópolis, juntamente com os demais membros prestaram uma homenagem a Michely que também fez parte do Grupo.

O vereador Paulo Arouca Sobreira, falou da importância do Centro Comunitário e que as portas estarão abertas para melhorar a qualidade da vida de todos os moradores e que o prefeito Rafael mesmo com as dificuldades que o município vem enfrentando trabalhou para que mais essa obra fosse entregue a população.

José Resende Filho, disse que “é preciso agregar as pessoas do Bairro para serem discutidas as ações relativas a todos os problemas e o futuro que afetam as pessoas que vivem aqui”.

“Este espaço tem a perspectiva para discutir o futuro do Bairro e saber o que tem que ser feito para a melhor qualidade de vida de cada um dos moradores”.

O prefeito Rafael em seu discurso disse que o Centro Comunitário irá receber vários cursos já neste ano que irão beneficiar todos os moradores, entre os cursos estão de grafiteiros e garçons.

Os familiares de Michely Aparecida de Oliveira Silva estiveram presentes ao evento e se emocionaram quando sua tia falou da sobrinha que era muito querida por todos os moradores do Bairro.


Após passar por reformas e adequações: Prefeito Rafael reinaugura

UBS do Distrito 

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, reinaugurou na tarde de quinta-feira, 30 de junho a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Josef Emanuel Kasper” do Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

O prefeito Rafael ressaltou a importância da obra de reforma e adequação de todas as salas para melhor atender os moradores do Distrito Nossa Senhora dos Remédios e demais Bairros, que visa melhorar a qualidade no atendimento.

Rafael ressaltou ainda a importância do programa mais médicos que veio para suprir as necessidades que o município estava passando com a saída dos médicos do Estado que estavam atuando na Estância.

Estiveram presentes ao evento o Administrador do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, Hércules Ardachnikoff; o Secretário Municipal de Saúde, Jener Marcus dos Santos; o Engenheiro e Diretor da Construtura Fort, Valter Rodrigues de Oliveira; Médico Cubano, Dr. Jorge Gomes; Secretários da Administração Municipal e representantes do Distrito Nossa Senhora dos Remédios.


Município receberá recursos de R$ 1.295 mi

para realizar obras na cidade

A Estância Turística de Salesópolis recebeu R$ 1.295 milhão da Secretaria do Turismo, através do programa DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que serão usados para reurbanização, revitalização de calçadas, ruas, avenidas e praças.

O convênio foi assinado na tarde de quarta-feira, 22 de junho, pelo Governador Geraldo Alckmin e o prefeito Benedito Rafael da Silva, no Palácio dos Bandeirantes.

O prefeito fez questão de agradecer a liberação dessa verba e frisou a importância desses recursos para realização de obras que beneficiarão a população Salesopolense.

Essas obras são muito importantes para a economia da Estância Turística de Salesópolis e que contribuirá com o turismo, além de gerar mais emprego e renda para o município. 


Estância Turística de Salesópolis

Realizada audiência de mobilização do PDUI

A Estância Turística de Salesópolis realizou terça-feira, 14 de junho a audiência de mobilização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), na Câmara Municipal da cidade.

Fizeram parte da mesa de trabalhos o diretor da Emplasa Roberto Rush; presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis, vereador Sérgio dos Santos; Prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva;  o secretário-executivo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Audrey Rodrigues e a Secretária  de Desenvolvimento, Turismo, Meio Ambiente, Agronegócios e Regularização Fundiária, Lilian Mara de Oliveira Souza .

O prefeito Rafael destacou a participação do público, que lotou a plenária da câmara, para garantir o debate de qualidade na audiência. Ele também ressaltou a importância do Estatuto da Metrópole, que criou mecanismos para que a sociedade pudesse debater sobre as grandes regiões metropolitanas.

Também foi apresentado a importância de ser revista a divisa entre os municípios de Biritiba Mirim e a Estância Turística de Salesópolis e o prefeito Rafael ressaltou que se trata de uma ação federal (IBGE) não cabendo a Emplasa essa incumbência.

“Em seguida, o diretor técnico da Emplasa fez a apresentação sobre o Estatuto da Metrópole, deu detalhes técnicos do PDUI e apresentou os instrumentos de participação da sociedade civil organizada para a elaboração do plano metropolitano, especialmente a plataforma digital, que pode ser acessada pelo site www.pdui.sp.gov.br.

No endereço também é possível acessar uma biblioteca de documentos que foram desenvolvidos a partir do PDUI ou que estão subsidiando as discussões do plano.

Roberto Rush apresentou ainda o cronograma de trabalho do PDUI. Após o término das audiências municipais, serão realizadas oficinas de trabalho e audiências regionais, que serão marcadas ao longo do ano. A intenção é que, no último trimestre sejam apresentadas propostas pactuadas por todos para que seja proposto à Assembleia Legislativa um projeto de lei consistente e representativo dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

O público contribuiu para o debate com propostas que tratam desde a regulamentação do uso e ocupação do solo a questões de saneamento, mobilidade urbana, recursos hídricos, habitação e o processo participativo do PDUI.


Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis

Homenagem a Diretora Arlete

Aproveitando a Solenidade do Dia do Pracinha Salesopolense a funcionária da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis Elisabete Marli de Souza Santos prestou justa homenagem a Diretora Arlete Aparecida de Souza Faria Correia que no mês de julho irá se aposentar após 27 anos de trabalhos prestados.

Elisabete falou da dedicação da Diretora Arlete seja com os vereadores ou com o dinheiro que é gasto pela Câmara Municipal que é bem empregado e sem nenhum tipo de gasto desnecessário, ou seja, “Arlete cuida da Câmara Municipal como se estivesse cuidando de sua própria casa”, disse.

Foi uma homenagem justa, emocionante e de risos ao mesmo tempo quando Elisabete disse que a homenageada Arlete se parecia com a atriz global Maitê Proença.

Mas ao final da homenagem emocionada Arlete recebeu os cumprimentos de todos  seus familiares, amigos e dos vereadores que mais uma vez ressaltaram a importância da funcionária nesses anos em que esteve atuando como Diretora da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Ação de recomposição florestal na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Aconteceu sábado, 11 de junho no Bairro da Grama, Estância Turística de Salesópolis uma Ação entre a prefeitura municipal e a TNC The Nature Conservancy que está em mais de 35 países, protegendo a natureza e preservando a vida.

O Programa Municipal Produtor de Água da prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis e a TNC em comemoração a semana do Meio Ambiente realizaram o plantio de mudas de árvores na cidade.

A ação teve um valor simbólico sobre a recomposição florestal da região e será acompanhada por uma ação educativa.

O prefeito Benedito Rafael da Silva e seus secretários estiveram presentes no evento e plantaram cada um uma árvore.


Estância Turística de Salesópolis

Condemat vai solicitar a ANS valores gastos com Saúde

Prefeito de Santa Isabel, Padre Gabriel Gonzaga Bina; prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli

e o  prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê vai solicitar à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os valores gastos nos últimos 15 anos pelos 11 municípios da região com procedimentos a pacientes que possuem planos de saúde. A intenção é cobrar o ressarcimento deste recurso do Fundo Nacional de Saúde, onde o dinheiro está depositado.

A proposta foi aprovada quinta-feira (2/6), durante a 13º Reunião Ordinária do consórcio, em Salesópolis, após apresentação do coordenador da Câmara Técnica de Saúde, Marcello Cusatis.

A Lei Federal 9.656/1998 já garante o reembolso pelos atendimentos da rede pública a clientes de planos de saúde. De 2000 a 2016, R$ 1,2 bilhão já foram ressarcidos ao Fundo Nacional de Saúde referentes a estes atendimentos. No entanto, não há um dispositivo legal ou administrativo que regulamente o envio destes recursos específicos para os fundos municiais de saúde.

Após fazer o levantamento junto à ANS dos valores gastos pelos municípios nos últimos 15 anos, o Condemat vai cobrar administrativamente o ressarcimento dos recursos ao Fundo Nacional de Saúde. “Vamos fazer um documento solicitando o extrato dos pagamentos das 11 cidades para entrar com uma cobrança administrativa. Caso esta medida não tenha efeito, o consórcio entrará com uma cobrança judicial, pois os municípios estão precisando muito de recursos para a área da saúde”, explicou o presidente do Condemat, prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli.

Só o município de Mogi das Cruzes, que já solicitou os valores à ANS, pode receber R$ 13,800 milhões por meio do reembolso. A previsão é que, após o pedido do extrato, os dados sejam enviados ao consórcio em 15 dias.

Seminários

O Conselho de Prefeitos também conheceu a programação dos próximos eventos que serão realizados pelo Condemat, por meio de suas câmaras técnicas. O primeiro deles é o 1º Seminário de Habitação do Alto Tietê, que será realizado no dia 7 de junho, às 13 horas, no Auditório do Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Também está previsto o 1º Seminário de Políticas Públicas para Mulheres, que terá como tema os 10 anos da Lei Maria da Penha. A data e o local do evento ainda serão definidos, porém a programação contará com a participação da promotora Maria Gabriela Prado Manssur, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do Ministério Público de Taboão da Serra; do psicólogo Leandro Feitosa Andrade, coordenador de grupos de homens no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde; e da delegada Rosmary Correa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina.

Em julho será realizado um fórum para discussão do novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 alterada pela Lei 13.204/15). A coordenadora da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social, Eliana Mangini, explicou aos prefeitos que a proposta do evento é trazer especialistas para dialogar com os técnicos dos municípios sobre o detalhamento da implantação da nova legislação, já que o marco regulatório trará maior rigor para as celebrações das parcerias e um cuidado especial nas escolhas das entidades.

Próxima reunião

O Conselho de Prefeitos do Condemat se reunirá novamente no dia 1º de julho, em Mogi das Cruzes. Além de discutir assuntos relacionados ao consórcio e aos municípios, os prefeitos farão uma vistoria em sua nova sede, que tem previsão para ficar pronta em julho.


Salesópolis poderá perder título de Estância

A Estância Turística de Salesópolis, Berço do Lendário e Histórico Rio Tietê poderá perder o Título de Estância Turística a partir do próximo ano caso os vereadores não aprovem o Plano Diretor de Turismo ainda neste ano.

O prefeito Benedito Rafael da Silva deverá nos próximos dias convocar uma coletiva de imprensa para detalhar a todos os procedimentos que foram adotados por sua administração até a conclusão do PDT (Plano Diretor de Turismo).

A reportagem do JP apurou que a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal já rejeitou em seu parecer o Plano Diretor de Turismo, faltando apenas passar pela Comissão de Comércio, Indústria e Turismo.


Obras do Portal Artístico

Prefeito Rafael presta contas na Câmara Municipal

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, foi quarta-feira, 25 de maio na Câmara Municipal juntamente com o Secretário Municipal de Obras Mário Ishihara para prestar contas sobre a reforma do Portal Artístico e dos dois chafariz que foram colocados na Avenida Prefeito Antônio Camargo Primo.
O prefeito Rafael disse que “as obras realizadas no Portal Artístico e os dois chafarizes fazem parte de uma verba do DADE do ano de 2013, sendo um projeto elaborado pelas novas exigências da Secretaria de Turismo para as Estâncias”.

“Os projetos tem uma nova forma de avaliação, tendo em vista que há em andamento na Secretaria de Turismo um pleito para mais de 157 municípios se tornarem Estâncias, que em primeiro momento são tornados de interesse turístico e 20% da verba do DADE é rateada entre os mesmos”.

“A partir de agora periodicamente será feita uma reavaliação de cada Estância que será pontuada de acordo com os atrativos, interesses e investimentos turísticos, além da maneira que o município fomentar o turismo e assim serão classificados ou desclassificados como Estâncias”.

“É fundamental que os recursos do DADE sejam aplicados exclusivamente nos interesses turísticos que são avaliados por um Conselho de Orientação de Turismo que é formado por prefeitos de Estâncias, Secretaria da Fazenda, Diretor Técnico do DADE e Casa Civil”.

“Em 2013 tivemos como foco principal para fomentar o turismo o Portal Artístico que é uma referência e muito visitado, que se encontrava com sérios problemas e resolvemos a partir do Portal realizar o processo de revalorização paisagística e urbanística da cidade entrando pela avenida nova até a área central”.

“O valor aplicado na obra de R$ 1,346 mil não é especificamente para o Portal e sim para a iluminação do canteiro central em “led” que é mais econômica, paisagismo e mais dois espelhos d’água”.

O prefeito Rafael disse ainda que o Portal Artístico é um atrativo importantíssimo para a Estância Turística de Salesópolis que ficou sem a acessibilidade necessária (elevador) que iria custar mais R$ 70 mil reais a mais e que foi retirado do projeto após vários debates ocorridos na Câmara Municipal pelos contrários a obra.


Contando histórias

A professora Idalina Cruz Nepomuceno esteve na Biblioteca Municipal “José Otávio Cáfaro” na Estância Turística de Salesópolis contando histórias para as crianças das Escolas Municipais.


Estância Turística de Salesópolis

Festa de Nossa Senhora das Graças

Aconteceu neste final de semana no Bairro dos Pintos a tradicional festa em louvor a Nossa Senhora das Graças que este ano teve como festeiros o casal Elpidio e Telma.

Como já é tradição houve a cavalgada até o Bairro dos Pintos, missa celebrada pelo Padre Muller Prado e em seguida show que animou a tarde dos festejos.


Final de semana com muito frio na Estância

A tradicional Festa Gastronômica do Cambuci que acontece neste final de semana na Estância Turística de Salesópolis deverá ser de muito frio.

Segundo a Climatempo até domingo quando encerra o Festival as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 5º e máxima de apenas 19º, sendo que no domingo último dia da festa a temperatura máxina não deve ultrapassar 16º.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael confirma que obras do Aterrado serão finalizadas

A reportagem do JP procurou o prefeito Benedito Rafael da Silva, para poder informar nossos leitores e principalmente os moradores do Aterrado sobre as conclusões finais das obras naquela passagem.

Ocorre que após a conclusão dos trabalhos vários problemas começaram a surgir no local impedindo até mesmo a passagem de veículos e alguns oportunistas espalharam na Estância que o prefeito Rafael não iria mais realizar nenhuma obra naquele local.

Assim a reportagem do JP foi até o gabinete do prefeito Rafael para saber realmente o que estava ocorrendo e o porquê da demora na conclusão das obras.

Durante entrevista a nossa reportagem o prefeito Rafael disse que após entrar com vários pedidos junto ao Superintendente do DAEE Ricardo Daruiz Borsari foi autorizada a retirada de material argiloso para a recomposição do Aterrado o que irá contribuir para a melhoria e qualidade dos trabalhos a serem realizados.

Assim coloca-se um final na “Novela Aterrado” que há décadas servia como trampolim político para muitos candidatos e que agora com sua conclusão em definitivo será mais um ganho para a população e aos turistas que nos visitam nos finais de semana e utilizam da passagem para irem até o Parque do Pinheirinho.


Estância Turística de Salesópolis

Condemat vai solicitar a ANS valores gastos com Saúde

Prefeito de Santa Isabel, Padre Gabriel Gonzaga Bina; prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli

e o  prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê vai solicitar à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os valores gastos nos últimos 15 anos pelos 11 municípios da região com procedimentos a pacientes que possuem planos de saúde. A intenção é cobrar o ressarcimento deste recurso do Fundo Nacional de Saúde, onde o dinheiro está depositado.

A proposta foi aprovada quinta-feira (2/6), durante a 13º Reunião Ordinária do consórcio, em Salesópolis, após apresentação do coordenador da Câmara Técnica de Saúde, Marcello Cusatis.

A Lei Federal 9.656/1998 já garante o reembolso pelos atendimentos da rede pública a clientes de planos de saúde. De 2000 a 2016, R$ 1,2 bilhão já foram ressarcidos ao Fundo Nacional de Saúde referentes a estes atendimentos. No entanto, não há um dispositivo legal ou administrativo que regulamente o envio destes recursos específicos para os fundos municiais de saúde.

Após fazer o levantamento junto à ANS dos valores gastos pelos municípios nos últimos 15 anos, o Condemat vai cobrar administrativamente o ressarcimento dos recursos ao Fundo Nacional de Saúde. “Vamos fazer um documento solicitando o extrato dos pagamentos das 11 cidades para entrar com uma cobrança administrativa. Caso esta medida não tenha efeito, o consórcio entrará com uma cobrança judicial, pois os municípios estão precisando muito de recursos para a área da saúde”, explicou o presidente do Condemat, prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli.

Só o município de Mogi das Cruzes, que já solicitou os valores à ANS, pode receber R$ 13,800 milhões por meio do reembolso. A previsão é que, após o pedido do extrato, os dados sejam enviados ao consórcio em 15 dias.

Seminários

O Conselho de Prefeitos também conheceu a programação dos próximos eventos que serão realizados pelo Condemat, por meio de suas câmaras técnicas. O primeiro deles é o 1º Seminário de Habitação do Alto Tietê, que será realizado no dia 7 de junho, às 13 horas, no Auditório do Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Também está previsto o 1º Seminário de Políticas Públicas para Mulheres, que terá como tema os 10 anos da Lei Maria da Penha. A data e o local do evento ainda serão definidos, porém a programação contará com a participação da promotora Maria Gabriela Prado Manssur, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do Ministério Público de Taboão da Serra; do psicólogo Leandro Feitosa Andrade, coordenador de grupos de homens no Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde; e da delegada Rosmary Correa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina.

Em julho será realizado um fórum para discussão do novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei 13.019/2014 alterada pela Lei 13.204/15). A coordenadora da Câmara Técnica de Desenvolvimento Social, Eliana Mangini, explicou aos prefeitos que a proposta do evento é trazer especialistas para dialogar com os técnicos dos municípios sobre o detalhamento da implantação da nova legislação, já que o marco regulatório trará maior rigor para as celebrações das parcerias e um cuidado especial nas escolhas das entidades.

Próxima reunião

O Conselho de Prefeitos do Condemat se reunirá novamente no dia 1º de julho, em Mogi das Cruzes. Além de discutir assuntos relacionados ao consórcio e aos municípios, os prefeitos farão uma vistoria em sua nova sede, que tem previsão para ficar pronta em julho.

Salesópolis poderá perder título de Estância

A Estância Turística de Salesópolis, Berço do Lendário e Histórico Rio Tietê poderá perder o Título de Estância Turística a partir do próximo ano caso os vereadores não aprovem o Plano Diretor de Turismo ainda neste ano.

O prefeito Benedito Rafael da Silva deverá nos próximos dias convocar uma coletiva de imprensa para detalhar a todos os procedimentos que foram adotados por sua administração até a conclusão do PDT (Plano Diretor de Turismo).

A reportagem do JP apurou que a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal já rejeitou em seu parecer o Plano Diretor de Turismo, faltando apenas passar pela Comissão de Comércio, Indústria e Turismo.


Obras do Portal Artístico

Prefeito Rafael presta contas na Câmara Municipal

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, foi quarta-feira, 25 de maio na Câmara Municipal juntamente com o Secretário Municipal de Obras Mário Ishihara para prestar contas sobre a reforma do Portal Artístico e dos dois chafariz que foram colocados na Avenida Prefeito Antônio Camargo Primo.
O prefeito Rafael disse que “as obras realizadas no Portal Artístico e os dois chafarizes fazem parte de uma verba do DADE do ano de 2013, sendo um projeto elaborado pelas novas exigências da Secretaria de Turismo para as Estâncias”.

“Os projetos tem uma nova forma de avaliação, tendo em vista que há em andamento na Secretaria de Turismo um pleito para mais de 157 municípios se tornarem Estâncias, que em primeiro momento são tornados de interesse turístico e 20% da verba do DADE é rateada entre os mesmos”.

“A partir de agora periodicamente será feita uma reavaliação de cada Estância que será pontuada de acordo com os atrativos, interesses e investimentos turísticos, além da maneira que o município fomentar o turismo e assim serão classificados ou desclassificados como Estâncias”.

“É fundamental que os recursos do DADE sejam aplicados exclusivamente nos interesses turísticos que são avaliados por um Conselho de Orientação de Turismo que é formado por prefeitos de Estâncias, Secretaria da Fazenda, Diretor Técnico do DADE e Casa Civil”.

“Em 2013 tivemos como foco principal para fomentar o turismo o Portal Artístico que é uma referência e muito visitado, que se encontrava com sérios problemas e resolvemos a partir do Portal realizar o processo de revalorização paisagística e urbanística da cidade entrando pela avenida nova até a área central”.

“O valor aplicado na obra de R$ 1,346 mil não é especificamente para o Portal e sim para a iluminação do canteiro central em “led” que é mais econômica, paisagismo e mais dois espelhos d’água”.

O prefeito Rafael disse ainda que o Portal Artístico é um atrativo importantíssimo para a Estância Turística de Salesópolis que ficou sem a acessibilidade necessária (elevador) que iria custar mais R$ 70 mil reais a mais e que foi retirado do projeto após vários debates ocorridos na Câmara Municipal pelos contrários a obra.


Contando histórias

A professora Idalina Cruz Nepomuceno esteve na Biblioteca Municipal “José Otávio Cáfaro” na Estância Turística de Salesópolis contando histórias para as crianças das Escolas Municipais.


Teatro na Biblioteca Municipal 

Peça Concertinho é apresentada pela segunda vez na Estância

Carlos Gaúcho e Mônica Simões retornaram a Estância Turística de Salesópolis na manhã de sexta-feira, 6 de maio na Biblioteca Municipal José Otávio Cáfaro para a apresentação da Peça Concertinho aos alunos da Escola Professora Olga Chakur Farah.

Há 22 anos realizando esse trabalho itinerante Mônica e Carlos já tiveram a oportunidade de visitar além das cidades do Estado de São Paulo, várias outras capitais e cidades do Brasil além de viajarem para o exterior.
Durante sua entrevista a reportagem do JP, Mônica falou que “já estivemos em Salesópolis várias vezes, visto que nosso projeto fala da Nascente do Rio Tietê e visto que também percorremos várias cidades que são banhadas pelo Tietê até chegar a sua foz em Itapura”.

“A recepção que tivemos na Estância Turística de Salesópolis foi excelente, e nas demais cidades que já estivemos também foi muito gratificante, visto que dependendo da cidade nós apresentamos para determinado público”.
“Temos quatro espetáculos diferentes para nossos projetos, um específico para a cidade de São Paulo, no Metrô dentro de uma vitrine; para crianças de EMEIs; outro para Praças e um para Salas de Leitura, Biblioteca e Salas de Aulas”.

Em sua mensagem para os alunos que tiveram a oportunidade de assistirem a peça “quero sempre estar aqui com os jovens, pois cada vez mais estou aprendendo e no ano passado essa mesma pergunta foi feita durante as manifestações que ocorreram na cidade de São Paulo e eu disse que quero estar junto a eles para que me ensinem”, concluiu Mônica.

Mais uma vez a equipe do JP fez questão de estar presente e poder registrar o trabalho desenvolvido pelos atores Carlos e Mônica que além de atrair a atenção do público tem um carisma que contagia a todos.


 

JP na Escola (Estância Turística de Salesópolis)

Alunos da Escola Rosa Maria conheceram como é editado o JP

Dois grupos que irão editar o Jornal Corvo Preto Escola Rosa Maria de Souza

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 27 de abril na Escola Estadual Rosa Maria de Souza uma palestra realizada pelo Jornal do Povão com os alunos da 8ª Série que passou aos trinta e três alunos como se faz um jornal online ou de papel para que todos possam assim ficar bem informados.

Durante uma hora e meia foi exposto aos alunos como é realizado o Jornal do Povão, com entrevistas, fotos, diagramação até chegar às casas dos leitores através do site www.jornaldopovaosalesopolis.com

O intuito dos alunos que estão sendo coordenados pela professora de Português Cristina Mello dos Santos é de fazer um Jornal na Escola, começando pela primeira Edição distribuindo na própria sala de aula e depois expandindo para todas as demais salas.

Após todos tomarem conhecimentos e noção de como se faz um jornal foram formados dois grupos com vinte e seis alunos que se propuseram a participar do Jornal que irá se chamar Corvo Preto e cada um definiu sua participação e ocupação.

Ao final da Palestra convidamos alguns alunos para entrevistar a professora Cristina e assim já irem se familiarizando com o dia-a-dia de um repórter.

No ar desde 30 de outubro de 2011 o Jornal do Povão iniciou seus trabalhos com o intuito de levar no início os principais acontecimentos da Estância Turística de Salesópolis.

Com o passar do tempo expandimos nossos horizontes e hoje estamos levando informações além da Estância Turística de Salesópolis para Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Guararema e Santa Branca (Vale do Paraíba).

É assim com o apoio do JP os alunos da oitava série irão a partir de agora levar as informações da Escola Professora Rosa Maria de Souza a todos os alunos e professores.

Nós da Equipe do JP agrademos a Direção da Escola, a professora de Português Cristina e a professora Andréia pelo convite e assim podermos compartilhar com todos a experiência de estarmos na Estância Turística de Salesópolis e Região prestando nossos trabalhos que é informar a população dos principais acontecimentos da Região.

Entrevista: 

Professora Cristina Mello dos Santos durante entrevista a reportagem do JP

A professora de Português Cristina Mello dos Santos disse que “a iniciativa surgiu a partir de meu conhecimento em outra unidade escolar e ao chegar aqui na Escola Rosa Maria de Souza passei a ideia aos alunos que rapidamente abraçaram essa sugestão e se encarregaram de fazer o restante”.

“Esse projeto foi trazido de Arujá onde eu ministrei aulas e fico feliz com o empenho e interesse dos alunos para colocarem em prática e assim concretizarem a primeira edição do jornal escolar”.

Em sua mensagem aos alunos a professora Cristina disse que: “Espero que continuem assim com essa garra e vontade de vencer e fazer algo de importante não somente para a escola mas para eles mesmos”, concluiu.


Estância Turística de Salesópolis

Solenidade marca o dia do Escoteiro

Aconteceu na manhã de sábado, 23 de abril na Sede do 328º Grupo de Escoteiros Tangará da Estância Turística de Salesópolis a comemoração em homenagem ao Dia do Escoteiro.

O Chefe Paulo Vasconcelos ressaltou a importância do 328º Grupo de Escoteiro Tangará para a Estância Turística de Salesópolis, pelas inúmeras ações que realiza anualmente com seus integrantes que prestam relevantes serviços a sociedade.

Esteve presente ao evento o prefeito Benedito Rafael da Silva, que mais uma vez se colocou a disposição de todos os Chefes e integrantes do 328º Grupo de Escoteiros para que no decorrer do ano possam estar participando com ações sociais com a população e visitantes da Estância Turística de Salesópolis.


Eleição do Grêmio Estudantil

Escola Rosa Maria realizou eleições para escolha da nova chapa

Professoras organizando as eleiçoes - Alunos aguardando na fila o momento de poderem votar

Aconteceu no dia 13 de abril na Escola Professora Rosa Maria de Souza na Estância Turística de Salesópolis a escolha da nova Chapa do Grêmio Estudantil que irá participar de todas as atividades escolares no ano de 2016.

Duas chapas se inscreveram para participarem das eleições que segundo a professora Andréia correu na mais tranquila ordem, momento em que os alunos puderam exercer a sua cidadania escolar e participar livremente da escolha de uma das chapas.

Após a apuração dos votos que ocorreu no final da tarde a Chapa Gremista Protegem a Escola venceram com larga vantagem a Chapa NGC, obtendo 177 votos conta 117 da concorrente.

Assim o ano de 2016 os Gremistas Protegem a Escola terão o desafio de não apenas proteger a escolar mas de participarem e estarem ativamente em todas as atividades que forem desenvolvidas ao longo do ano.


ADRAT – Agência de Desenvolvimento do Alto Tietê

Prefeito Rafael participa da assinatura do convênio

Cultivando Água Boa

Terça feira, dia 12 de abril, na Bienal do Ibirapuera, a Prefeitura de São Paulo assinou o convênio para trazer à cidade o Programa Cultivando Água Boa - iniciativa de Romildo Campello enquanto esteve a frente da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

A ADRAT, Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê, em contato com a direção de Itaipu, percebeu a oportunidade de trazer também para os municípios do Alto Tietê este programa de desenvolvimento econômico e preservação/recuperação ambiental, que é um dos cinco programas premiados pela ONU em gestão hídrica.

Assim, também no evento de ontem, organizado pela ONG ECOAR, a presidente da ADRAT, Bianca Colepicolo, oficializou a entrega ao Diretor de Itaipu, Nelton, as cartas de intenção dos municípios que compreenderam e gostariam de receber o Água Boa: Suzano, Biritiba Mirim, Guararema, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e a Estância Turística de Salesópolis, sendo que o Prefeito Rafael Benedito esteve presente no momento da entrega das cartas e assinatura do convênio do evento pelo Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ravena, e Itaipu.

A ADRAT também mobilizou o Condemat e a Frente Parlamentar Federal pelos Municípios Produtores de Água, que teve a oportunidade de apresentar ao público e ao Presidente da Agência Nacional de Águas, ANA, sua proposta através da secretária executiva Solange Wuo.

Agora as tratativas para a assinatura do convênio estão iniciadas e as aproximações devem acontecer rapidamente incluindo também a assinatura da intenção dos candidatos deste ano para que este movimento de Desenvolvimento econômico social e ambiental não perca a força de solucionar tantas questões que afligem a população do Alto Tietê.


Festa na Estância

Escola Rosa Maria completa 17 anos

Professores, alunos e funcionários estão comemorando os 17 anos da Escola Professora Rosa Maria de Souza, que está localizada no Bairro do Jardim Nídia na Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Ruas do centro da cidade são recapeadas

Prefeito Rafael acompanhou os trabalhos de recapeamento da Rua 28 de Fevereiro

A prefeitura da Estância Turística de Salesópolis utilizando uma verba federal que foi solicitada pelo vereador Mario Barbosa Pinto, “Mario da Padaria” ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá, efetuou o recapeamento das Ruas Vinte e Oito de Fevereiro, Travessa Sebastião Capistrano, e parte das Ruas Santa Rita de Cássia e Avenida Professor Adhemar Bolina (trecho II), faltando ainda o asfalto no início da subida da Estrada da Barra.

O prefeito Benedito Rafael da Silva acompanhou os trabalhos da empreiteira responsável para realizar o recapeamento da via e disse estar satisfeito em poder atender a mais essa reivindicação da população que é a melhoria das vias públicas.

O vereador Mário disse a nossa reportagem que sua próxima prioridade será solicitar o asfalto da Rua Sebastião Soares Leite no Bairro do Fartura que até o momento não recebeu nenhuma benfeitoria devido as exigências da Lei de Proteção aos Mananciais.


Estância Turística de Salesópolis

Associação dos Taxistas tem nova Diretoria

Aconteceu na noite de quarta-feira, 30 de março na Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis a escolha dos novos membros da Associação dos Taxistas de Salesópolis.

Na oportunidade foram escolhidos como presidente da Associação Paulo David Alonso; vice-presidente Joaquim do Espírito Santo; primeiro secretário José Paulo Ramos Veloso; primeiro tesoureiro Renato de Souza; segundo tesoureiro Elias Viena de Macena e Fiscal José Carlos de Souza (Alves).

A Associação dos Taxistas da Estância Turística de Salesópolis foi fundada em 13 de novembro de 2002 e tem como objetivo uma melhor qualidade no atendimento a seus clientes e assim proporcionar maior segurança todos que utilizam dos taxis na cidade.


Estância Turística de Salesópolis

Obras complementares serão realizadas no Aterrado 

O Prefeito Benedito Rafael, junto com o Diretor de Agronegócios Rodolfo Marcondes estiveram presentes na tarde de terça-feira, 22 de março em São Paulo, em reunião com os Engenheiros do DAEE e da Empresa que fez recentemente as obras no Aterrado, a fim de firmar uma parceria para corrigir alguns detalhes da obra, cujo início foi marcado para a próxima segunda-feira (28/03).


Teatro na Biblioteca com a peça Concertinho

Estiveram na manhã de terça-feira, 22 de março na Biblioteca Municipal da Estância Turística de Salesópolis apresentando a peça teatral Concertinho os artistas Carlos Gaúcho e Mônica Simões.

Durante a presença de nossa reportagem estiveram presentes os alunos da Escola Vereador Elisiário Pinto de Moraes, Distrito Nossa Senhora dos Remédios e alunos da Escola Professora Olga Chakur Farah.

Há 22 anos realizando esse trabalho itinerante Mônica e Carlos já tiveram  a oportunidade de visitar além das cidades do Estado de São Paulo, várias outras capitais e cidades do Brasil além de viajarem para o exterior.

Durante sua entrevista a reportagem do JP, Mônica falou que “já estivemos em Salesópolis várias vezes, visto que nosso projeto fala da Nascente do Rio Tietê e visto que também percorremos várias cidades que são banhadas pelo Tietê até chegar a sua foz em Itapura”.

“A recepção que tivemos na Estância Turística de Salesópolis foi excelente, e nas demais cidades que já estivemos também foi muito gratificante, visto que dependendo da cidade nós apresentamos para determinado público”.

“Temos quatro espetáculos diferentes para nossos projetos, um específico para a cidade de São Paulo, no Metrô dentro de uma vitrine; para crianças de EMEIs; outro para Praças e um para Salas de Leitura, Biblioteca e Salas de Aulas”.

Em sua mensagem para os alunos que tiveram a oportunidade de assistirem a peça “quero sempre estar aqui com os jovens, pois cada vez mais estou aprendendo e no ano passado essa mesma pergunta foi feita durante as manifestações que ocorreram na cidade de São Paulo e eu disse que quero estar junto a eles para que me ensinem”, concluiu Mônica.


Mais verba para a Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael conquista 1,7 mil para obras na Estrada da Petrobrás

Ver. Claudinei, governador Geraldo Alckmim, prefeito Rafael e o Diretor de Agronegócios Rodolfo

O prefeito Benedito Rafael da Silva, esteve na tarde de quarta-feira, 9 de março no Palácio dos Bandeirantes na Capital Paulista acompanhado do vereador Claudinei José de Oliveira e do Diretor de Agronegócios Rodolfo Marcondes oportunidade em que foram recebidos pelo governador do Estado Geraldo Alckmim.

A tarde foi marcada pela assinatura do Convênio para a execução de obras de recuperação de 12 km da Estrada da Petrobrás ao custo total de 1,7 mil.

O prefeito Rafael disse a nossa reportagem que está muito feliz com mais essa grande obra para a Estância Turística de Salesópolis que irá trazer mais desenvolvimento para a cidade, visto que a Estrada da Petrobrás é uma importante via que é utilizada por centenas de veículos diariamente.

“Este projeto foi idealizado por nós e aprovado pelo Comitê d Bacia Hidrográfica do AltoTietê”.

“O trabalho embora cansativo acumulando a presidência deste Comitê que é o maior e mais importante do Estado de São Paulo nos dá a alegria de poder conduzir em tempo recorde a aprovação da Lei Específica e sua regulamentação que será deliberada em reunião do Comitê no dia 16 de março próximo para posterior encaminhamento ao Governador para aprovação e nos auxilia também na concretização de projetos e obras fundamentais para a Estância Turística de Salesópolis”, disse o prefeito Rafael.

Com a realização dessa obra o prefeito Rafael também irá recuperar as estradas que dão acessos ao Bairro dos Pintos um importante polo turístico para a Estância Turística e que necessita de melhor atenção do Poder Público.


Estância Turística de Salesópolis

Novo presidente do Contur toma posse

Prefeito Rafael; Presidente do Comtur Dunga e o Secretário do Contur Gilberto

O comerciante Marcos Dunga Nepomuceno tomou posse na tarde de terça-feira como presidente do Comtur, vista ao falecimento de Antônio Camilo Júnior que ocupava a presidência.

Dunga disse que irá procurar da melhor maneira possível atrair a atenção dos consumidores para que voltem a prestigiar o comércio da Estância Turística de Salesópolis que neste momento de crise está com o movimento caindo muito se comparar com anos anteriores.

O prefeito Benedito Rafael da Silva esteve presente na reunião e disse que dentro das possibilidades do município o Contur terá todo o apoio de sua administração.

Ficou decidido que o Festival do Cambuci será realizada entre os dias 10 e 12 de junho em frente ao Mercado Municipal que irá passar por uma reforma para receber o público nos três dias de festa.


Após uma semana de chuva

Prefeitura inicia recuperação de Estradas Rurais


Estrada do Serrote sendo recuperada na tarde de sexta-feria, 4 de março após uma semana de chuva

As chuvas que ocorreram na Estância Turística de Salesópolis desde a noite do dia 28 de fevereiro até a noite de sexta-feira, 4 de março, deixaram várias estradas rurais da Estância impossibilitadas de tráfego.

A reportagem do JP esteve no gabinete do prefeito Rafael e expos todas as reivindicações do moradores  com referência as condições das Estradas Rurais e foi nos passado que o mais rápido possível na medida que o tempo melhorar todas as vias que encontram-se em estado precário serão recuperadas para melhor atender a população.

O administrador do Distrito Nossa Senhora dos Remédios Paulo César Monteiro, Mineiro, de imediato na tarde de sexta-feira, 4 de março já estava com uma máquina da prefeitura recuperando a Estrada do Serrote, melhorando assim as condições do leito carroçável.

Quanto às benfeitorias que necessitam serem feitas na ponte da Estrada dos Rodrigues Monteiro disse que já está providenciando o restante da madeira para a recuperação da mesma.


Bairros da Estância

Prefeito Rafael visita Bairro dos Pintos

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PSD esteve sábado, 20 de fevereiro no Bairro dos Pintos acompanhado do Diretor de Agronegócios Rodolfo Marcondes onde puderam expor aos presentes os trabalhos que serão realizados durante o ano de 2016.

Rodolfo disse a nossa reportagem que neste ano serão realizado diversos cursos do Senar como o cultivo e implantação de bananeiras, cultivo de cogumelo e biomassa de banana verde entre outros cursos.

Também será retomada os cadastramentos do CAR (Cadastro Ambiental Rural) que será realizado sem custo algum para os produtores.


Salesópolis é contemplada com o Projeto Família Paulista

A Estância Turística de Salesópolis foi contemplada na última sexta-feira, 19 de fevereiro com o Projeto Família Paulistana que irá estar atuando com cerca de 219 famílias carentes da cidade.

Estiveram presentes o prefeito Benedito Rafael da Silva; Secretária de Assistência Social Monike Cáfaro Arouca Sobreira; Coordenadora do Programa; José Resende Filho, Diretor da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e  Desenvolvimento Social); Secretários de diversas outras  repartições da prefeitura, além de entidades que estiveram sendo representadas na apresentação do Projeto Família Paulista.

O prefeito Rafael ressaltou a importância do Programa Família Paulista para a Estância Turística de Salesópolis que vai contribuir para que possamos em um futuro bem próximo conseguir extinguir a pobreza extrema em nossa cidade e assim conseguirmos eliminar muitos dos problemas que as famílias enfrentam nos dias atuais.

O Programa Família Paulista tem como meta a promoção de ações locais e a articulação intersetorial com foco na mobilidade social e autonomia das famílias. As estratégias do Programa buscarão a ampliação da capacidade de entendimento das demandas das famílias, articulação da rede sócio territorial, melhorias nas condições de habitabilidade das famílias e da infraestrutura dos territórios, fortalecimento de vínculos sócio familiares, qualificação profissional favorecendo condições para a inclusão produtiva e acesso a programas e serviços públicos dentro dos principais eixos de atuação como Assistência Social, Trabalho e Renda, Educação, Habitação e Saúde.


 

Estância Turística de Salesópolis

Prefeitura inicia campanha de combate a Dengue


A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis, está realizando um programa para combater o Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus, nos bairros da cidade.


A campanha teve início em 12 de fevereiro no bairro do Fartura e prossegue até o próximo dia 20 de fevereiro em toda a Estância Turística de Salesópolis.
Os agentes estão visitando as casas com o objetivo de evitar a proliferação dos focos do mosquito, e alertar a população sobre os perigos que o mosquito pode causar.


Com o foco na conscientização dos moradores, os agentes estão orientando a população a manter limpos, caixas d’águas, calhas e o reservatório de degelo da geladeira, vasos de plantas sempre secos e colocar telas nos ralos já são algumas ações para garantir que o Aedes aegypti não se prolifere. 


CARNAVAL 2016 - Estância Turística de Salesópolis

Pronunciamento do Prefeito Benedito Rafael da Silva 

CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS DA ESTÂNCIA


Estância Turística de Salesópolis

Concluídas as obras de pavimentação no Bairro dos Mirandas

Foram concluídas na tarde de quinta-feira, 4 de fevereiro as obras de drenagem e pavimentação do entorno da Avenida Victor Wuo, Bairro dos Mirandas na Estância Turística de Salesópolis.

Trata-se de uma Emenda Parlamentar conquistada pelo vereador Claudinei José de Oliveira, “Nei do Zé do Anísio”, que agradece ao ex-deputado Valdemar Costa Neto e Tadeu Candelária pelo recurso 2485/2013 que foi oficialmente entregue pelo prefeito Benedito Rafael da Silva a população Salesopolense.

O vereador Nei falou a reportagem do JP e ressaltou a importância da chegada do asfalto para os moradores que utilizam aquela via.

“Somos sabedores da morosidade do recurso que era do ano de 2013, mas somente agora o Governo Federal liberou para a execução dessa importante obra”.

“Também foram colocadas três redutores de velocidade (lombadas) para a segurança dos moradores visto que o local ainda não contar com calçadas”, concluiu o vereador Nei.

Nei também lembrou que está aguardando a liberação de recursos do Governo Estadual para a pavimentação de outras ruas da Estância Turística de Salesópolis bem como do Bairro da Grama.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael pede melhorias nas obras do Aterrado

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, disse durante entrevista a nossa reportagem que já solicitou ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) melhorias nas obras recém-concluídas no Aterrado.

“A obra do aterrado foi feita de acordo com as especificações que era colocar as aduelas e compactar o solo”.

“Em minha opinião o solo que foi colocado não é o ideal e agora precisa colocar uma camada de argila e em seguida uma camada de cascalho e compactar o solo novamente”.

“Para colocar a argila precisamos da autorização do DAEE que indique o local de retirada do material para podermos concluir os trabalhos que será uma parceria entre prefeitura e DAEE”.

“Esse trabalho em parceria com o DAEE já estava combinado anteriormente e é através da parceria com a prefeitura que iremos concluir a obra”, disse o prefeito Rafael.


Prefeito Rafael determina apurar falsificação de documentos

Foi descoberta pela administração municipal da Estância Turística de Salesópolis a falsificação de documentos que foram encaminhados a Bandeirante Energia a fim de solicitar ligações de luz em diversos imóveis.

A Reportagem do Jornal do Povão esteve na manhã de segunda-feira, 1 de fevereiro com o prefeito Benedito Rafael da Silva, que já comunicou a Delegacia de Polícia Civil sobre os fatos e deixou um alerta a população sobre a falsificação de autorização de guias para a Bandeirante.

A Bandeirante já tem conhecimento dos fatos e está filtrando os pedidos e negando instalação a pedidos que sejam falsos, ou seja, são pessoas que estão cobrando algum pagamento em troca de tais documentos.

“Temos condições de estar realizando esse controle é checado com a Bandeirante as autorizações, dirigimos até a DP para a elaboração de um Boletim de Ocorrência e abrimos uma Sindicância interna para apurar se há envolvimento de algum funcionário da prefeitura municipal de Salesópolis”.

A Bandeirante detectou dois tipos de falsificação sendo uma emitida pela Diretoria de Meio Ambiente e uma autorização sendo um ofício do prefeito a Bandeirante solicitando ligação com assinatura falsa do prefeito.

“A população deve ficar alerta que a ligação de energia elétrica deve ser feita através de solicitação oficial a prefeitura e com documentos entregues pela Diretoria do Meio Ambiente e ninguém mais está autorizado a realizar tais procedimentos”, concluiu o prefeito Rafael.


Clique e leia mais

Roda SP 2016 irá se iniciar pela Baixada Santista

Neste verão, o Roda SP Litoral 2016 - programa da Secretária de Turismo do Estado de São Paulo - chega para facilitar a integração turística entre nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Guarujá, Cubatão e Bertioga neste verão. Tudo tem início no dia 29 de janeiro e se estende até 28 de fevereiro de 2016, período em que turistas e os moradores do litoral paulista podem praticar a atividade turística com muito conforto e informação a bordo.


Estância Turística de Salesópolis

Marcelo Duque fanático pelo Timão

Marcelo Duque, ou para os amigos Marcelo Tucano como é carinhosamente conhecido na Estância Turística de Salesópolis pode ser hoje considerado um dos Corintianos mais fanático da cidade.

Sempre acompanhando tudo o que acontece com o Sport Club Corinthians Marcelo faz questão de estar sempre que possível presente nos jogos do Timão.

Marcelo esteve recentemente no CT (Centro de Treinamento) do Corinthians e aproveitou para registrar os melhores momentos com jogadores e comissão técnica.

E para mostrar que é um Corintiano Fanático Marcelo pintou nos portões de sua casa o símbolo do Corinthians.


Estância Turística de Salesópolis

Incêndio destrói Supermercado Okamura

O incêndio que começou por volta das 20:50, de domingo, 27 de dezembro, segundo relatos de moradores destruiu praticamente todo o interior do maior Supermercado da Estância, localizado na rua Sebastião Nepomuceno da Silva, 24.

Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes foram deslocadas para atender a esse que já é considerado o maior incêndio da Estância Turística de Salesópolis.

Quarenta Minutos após o início do incêndio as primeiras viaturas começaram a chegar e rapidamente com a eficiência do Corpo de Bombeiros o fogo foi controlado e por volta das 22:00 não havia mais chamas no interior do Supermercado.

A reportagem do Jornal do Povão levantou junto alguns funcionários do Supermercado Okamura que atualmente trabalhavam cerca de oitenta funcionários distribuídos em vários turnos.

O Subtenente M Santos do Corpo de Bombeiros falou a reportagem do Jornal do Povão e disse que “assim que chegou ao local o fogo já tinha tomado todas as gôndolas centrais do Supermercado,”.

“Foi efetuado o desligamento da energia elétrica a retirada dos curiosos e foi iniciado o combate do foto na área interna do supermercado”.

“A Perícia foi acionada para fazer a avaliação do local e determinar as causas do incêndio, e quanto ao prédio o mesmo encontra-se em condições”.

Em sua mensagem a população de Salesópolis o subtenente M Santos disse que “as pessoas precisam estarem preparadas e estarem em dia com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, estar com sua situação regularizada junto a prefeitura para que todos os equipamentos de proteção de combate a incêndio estejam em condições de serem usados caso haja um princípio de incêndio”, concluiu o subtenente M Santos.

Também foram deslocadas para a ocorrência do incêndio no Supermercado Okamura cinco viaturas da Polícia Militar sob o comando da Tenente Cristiane Soares que estiveram apoiando os trabalhos do Corpo de Bombeiros e realizando o isolamento da área visto que havia centenas de pessoas no local.


Estância Turística de Salesópolis

Funcionários da prefeitura iniciam limpeza de córrego

Os funcionários da prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis iniciaram na manhã de terça-feira, 15 de dezembro a limpeza do Córrego do Fartura localizado no mesmo Bairro.

Com a chegada do verão e os intensos temporais quase que todos os dias o acumulo de mato pode ocasionar a retenção de sujeiras e detritos que represa a água e faz ocorrer enchentes.

No úlitmo sábado não somente pelo acumulo de mato mas pelo alto índice de chuva vários córregos da cidade transbordaram sem causar prejuízos as pessoas, mas já serviu de alerta para que a prefeitura iniciasse a limpeza não somente do Córrego do Fartura mas de toda a área urbana.


Estância Turística de Salesópolis

Curso de Inseminação artificial

Aconteceu entre os dias 7 e 11 de dezembro na Estância Turística de Salesópolis curso de inseminação artificial de bovinos que foi realizado em parceria entre a prefeitura municipal e Senar, através da diretoria de Agronegócios, sendo responsável Rodolfo Marcondes.

Participaram do curso doze alunos, sendo administrado a parte teórica no Centro de Sustentabilidade e Apoio Rural e a parte prática realizada na Fazenda Jaraguá.


Estância Turística de Salesópolis

Formatura dos alunos do Proerd

Aconteceu no início da noite de quarta-feira, 9 de dezembro na EE Professora Olga CHakur Farah, na Estância Turística de Salesópolis a formatura de 380 alunos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Cabo André Candelária que está a frente dos trabalhos com as crianças e adolescentes não somente na Estância Turística de Salesópolis, mas também em Biritiba Mirim se emocionou com as homenagens que recebeu.

Seus primeiros alunos lhe entregaram flores e outro aluno formando deste ano de 2015 presenteou Cabo André com uma linda cesta.

A formatura também marcou a despedida de Cabo André do Projeto, visto que no próximo ano estará se preparando para ingressar na Escola de Formação de Sargentos.

Emocionado com as homenagens que recebeu não somente dos ex-alunos, alunos e companheiros de Polícia Militar, Cabo André falou a nossa reportagem e disse que “na realidade os pais precisam acompanhar seus filhos para sempre dar uma base a essas crianças”.

“Até mesmo para as crianças que estarão no próximo ano irão encontrar um outro Policial Militar que foi preparado e com certeza irá transmitir todas as informações que as crianças e adolescentes necessitam”.

“O início foi complicado, mas no final tudo deu certo e quero deixar um até breve a todos, pois estou indo buscar mais qualificação para voltar ainda melhor para eles, pois eu amo esta cidade”, concluiu emocionado Cabo André Candelária.

Estiveram presentes na entrega dos Certificados aos formandos do Proerd diretores de escolas, vereadores Cristian Luiz Candelária,Kiki; Benedito L. Renó e Francisco Marcelo de Morais Corrêa “Marcelo do Quico”; André Moreira Chefe de Gabinete esteve representando o prefeito Benedito Rafael da Silva e representando o Comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, a Capitã Lígia, Cabos PM Maurino, Anderson e Moura e o Soldado Mariano.

Todas as fotos do Proerd você encontra no facebook JP Hiago Salesópolis


Domingo de Solidariedade

O almoço de domingo, 6 de dezembro foi especial  para todos aqueles que trabalharam no Arroz Carreteiro para ajudar a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan da Estância Turística de Salesópolis.

O Diretor da Santa Casa Marco Cáfaro estava muito feliz com o resultado da venda  dos convites e mais uma vez agradeceu a todos aqueles que direta ou indiretamente está colaborando com os projetos que estão sendo desenvolvidos para evitar assim o fechamento da Santa Casa.


Lei do ISS

Diretor do Sindicato faz críticas à rejeição do Projeto do ISS

Depois da polêmica com a rejeição dos vereadores na noite de segunda-feira, 30 de novembro sobre o Projeto de Lei do ISS enviado pelo prefeito Benedito Rafael da Silva, a terça-feira foi de muitos comentários na Estância Turística de Salesópolis.

A reportagem do Jornal do Povão ouviu o Assessor da Diretoria do Sindicado dos Trabalhadores na Administração Pública que estava totalmente revoltado e contra a atitude dos vereadores que segundo Jairo Salgado irá trazer um retrocesso à cidade.

Jairo disse que “estou preocupado porque não existe projeto da Administração para a cidade e muito menos propostas dos vereadores, sendo que metade pensa na reeleição e a outra metade em ser prefeito no próximo ano”.

“Com o interesse pessoal estão se sobrepondo ao coletivo e depois de anos a Administração Municipal mandou uma Lei Tributária para a Câmara para corrigir as distorções que estamos “brigando” desde 2008”.

“A Estância Turística de Salesópolis não tem uma política fiscal bem elabora que proteja a cidade para render dinheiro e qualquer que seja o sistema de governo e nível Federal, Estadual ou Municipal, quem vai pagar é o contribuinte que mantém o Estado funcionando, não tem outro caminho, porque sempre será o povo que vai sustentar essa máquina”.

“Se der o remédio excessivo para o doente ele vai morrer rapidamente, agora se não der nenhum medicamento ele vai falecer ao longo do tempo e por não decidir pelo futuro da Estância Turística de Salesópolis na Sessão de segunda-feira, 30 de novembro a Câmara Municipal se furtou ao desenvolvimento social e o crescimento da cidade”.

“Muitas coisas precisam ser mudadas, bastar andar pela cidade que vamos deparar com a reclamação da população”.

“Quando os funcionários da prefeitura irão receber decentemente se não tem receita, visto que daqui há quarenta dias teremos o aumento do Salário Mínimo que vai para R$ 860,00, a prefeitura não tem alternativa e tem que aplicar o reajuste e vai chegar no mês de março e não haverá receita para efetuar o pagamento”.

“Agora com a não aprovação do ISS na noite de segunda-feira e não permitindo o crescimento financeiro da prefeitura, daqui alguns meses haverá atrasos e a cidade irá entrar no caos devido ser ano eleitoral e não tem como criar nada novo a partir de julho e corremos o risco da de paralisação por não ter o salário em dia”.

“As empreiteiras que vem na cidade não tem compromisso com a cidade, não pagam nada e nós contribuintes pagamos por obras publicas de empresas que exploram e vão embora”.

“É uma pena que o ISS não foi aprovado e se protegeu os grandes interesses econômicos sendo que o Bradesco não irá recolher seus impostos em Salesópolis, recolhendo na Cidade de Deus, então a cidade está “engessada” nos próximos cinco anos por não ter recursos”.

“Está faltando sensibilidade de ambos os poderes porque a cidade é maior que o prefeito e vereador porque eles não estão pensando na cidade nos próximos vinte anos e sim apenas no ano que vem que tem eleições”.

“O Servidor está desamparado, pois não sabemos se vai ter Receita Orçamentária e saímos da Sessão da Câmara triste pela não aprovação da Lei do ISS”, concluiu o Assessor da Diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais Jairo Salgado.


 

Santa Casa recebe R$ 5.250,00 da Salesópolis Fest Country


Doação

Serginho Viola faz repasse a Santa Casa

Serginho Viola repassou a Marco Cáfaro a importância de R$ 5.250,00

Desde o momento que se propôs a realizar a Salesópolis Fest Country o locutor e empresário Serginho Viola anunciou que dois dias do evento, ou seja, quinta-feira e domingo seriam destinados 50% do valor líquido para a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan.

Na tarde de segunda-feira, 30 de novembro Serginho Viola repassou  ao Diretor da Santa Casa Marco Cáfaro a importância de R$ 5.250,00.

Marco disse que “toda ação é bem vinda e que a importância repassada será de grande valia para que possamos continuar prosseguindo com nosso trabalho junto a população da Estância Turística de Salesópolis”.

Veja mais fotos da Salesópolis Fest Country no Facebook JP Hiago Salesópolis

CLIQUE E CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

CLIQUE E LEIA MAIS


Projeto Produtor de Água

Aconteceu na manhã de sábado, 28 de novembro no Sítio Chão D’água, na Estância Turística de Salesópolis o plantio de árvores dentro do Projeto Produtor de Água que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis com a TNC - The Nature Conservancy, evento que foi patrocinado pela Herley Davidson.

Estiveram presentes ao evento os funcionários da prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis Lilian Mara de Oliveira e o Diretor de Agronegócios Rodolfo Marcondes.


Dimas Lopes realiza Romaria a Aparecida

Mais uma Romaria chegou na Estância Turística de Salesópolis, vinda de Aparecida (Vale do Paraíba).

Trata-se da Romaria organizada por Dimas Lopes e que tem um diferencial de todas as Romarias que são realizadas na Estância.

O destaque fica por conta da caminhada a pé até a “Casa da Mãe Aparecida” (cerca de 130 km) e para retornarem a Salesópolis eles veem novamente caminhando pelo mesmo percurso que é utilizado pelos cavaleiros (caminho difícil passando por várias fazendas).


Estância Turística de Salesópolis

Encontro de Turismo Rural 


Vera Bliujus e a UMAP (União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos) Izaura dos Santos
recebendo os Certificados dos Cursos realizados pelo SENAR em 2015

Aconteceu na tarde de quarta-feia, 25 de novembro na Pousada Vale das Nascentes, o encontro de turismo rural realizado pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis em parceria com o Sebrae e a Pousada Vale das Nascentes.

Esse encontro consiste em fomentar o Turismo Rural na Estância Turística de Salesópolis a qual teve várias palestras sobre as oportunidades do turismo e a vivência de alguns produtores rurais.

Após o encerramento das palestras houve a entrada de Certificados do SENAR dos cursos que foram realizados ao longo do ano de 2015.

O evento contou com a participação da Diretoria de Agronegócios e Diretoria de Turismo da Estância Turística de Salesópolis.


 Romaria a Aparecida

Romaria Pé no Chão em momento de descontração durante caminhada a Aparecida

Vando (ao centro) com sua família na Romaria Pé no Chão 

Nesta quarta-feira, 25 de novembro chegam à cidade de Aparecida localizada no Vale do Paraíba mais de quatrocentos e cinquenta Romeiros que desde a madrugada de sábado, 21 de novembro iniciaram suas caminhadas de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

No total sete grupos partiram de Salesópolis sendo seis que foram a pé totalizando aproximadamente trezentos e cinquenta Romeiros e no domingo mais de cem cavaleiros de São José iniciaram a cavalgada até a Mãe Aparecida.

A programação consta de benção a todos os Romeiros na Igreja “Velha” e uma missa que será celebrada às 16:00 na Basílica Nova.

O retorno dos cavaleiros estão previstos para quinta-feira, 26 de novembro às 18:00 quando todos irão receber as bênçãos do Padre Luciano Batata em frente a Igreja Matriz de São José.

CLIQUE E LEIA MAIS


Estância Turística de Salesópolis

Moradores do Bairro dos Pintos se unem e fazem dia de mutirão

A UMAP (União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos) na Estância Turística de Salesópolis promoveu mais um mutirão sábado, 14 de novembro, para realizarem a limpeza e conservação das estradas municipais daquele Bairro.

As equipes de voluntários estiveram realizando a limpeza da estrada Rodrigues de Campos e alguns trechos da estrada Manoel Cardoso.

"O mutirão acontece há doze anos no Bairro e em algumas oportunidades a limpeza chega a acontecer até duas vezes por ano, dependendo da necessidade", disse o vereador Ediney Campos dos Santos, PR, que todos os anos participa junto com a comunidade

Atualmente a Associação está utilizando a Escola “Benedito Alves” desativada no Bairro e que serve como base para as reuniões e confraternizações de todos os moradores.

O que todos aguardam do prefeito Benedito Rafael da Silva é a oficialização de concessão da Escola “Benedito Alves” para a Associação pois assim poderiam fazer melhores investimentos no local.

A presidenta da UMAP (União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos) Izaura dos Santos disse a nossa reportagem que “com a colaboração dos associados foi possível realizar mais esse encontro com todos os moradores para poder deixar as Estradas do Bairro dos Pintos limpas e com um visual de conservação para todos aqueles que necessitam usufruir diariamente das vias”.

Izaura também espera que continuar com essa ação no Bairro e que “os trabalhos que estamos realizando em conjunto com a Associação venha a ser exemplo para os demais Bairros da Estância Turística de Salesópolis”.

“Cabe a cada um de nós moradores, amigos e associados cuidar do nosso Bairro”, concluiu Izaura satisfeita com os trabalhos que vem realizando na UMAP (União dos Moradores e Amigos do Bairro dos Pintos) e mais ainda com a participação da comunidade.


Recursos para a Santa Casa de Salesópolis

Vereador Nei encaminha ofício ao deputado Marcos Damásio

O vereador Claudinei José de Oliveira, esteve com o deputado dstadual Marcos Damásio, na Assembleia Legislativa solicitando uma verba de custeio para a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan da Estância Turística de Salesópolis que está passando por uma crise financeira desde o início de 2013.

O vereador Nei disse a nossa reportagem que entregou ofício pessoalmente ao deputado solicitando essa verba para custeio no valor de R$ 500.000,00 e espera que a Estância Turística de Salesópolis seja contemplada com essa verba.


Solidariedade na Estância Turística de Salesópolis

Alunos do Colégio PEQ fazem doação para a Santa Casa

Alunos do Colégio PEQ da cidade de Biritiba Mirim estiveram na manhã de segunda-feira, 9 de novembro no Gabinete do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD, acompanhados da Diretora Maria Luiza Carlete Jungers e da Coordenadora Alzira Ester Siqueira.

Na oportunidade passaram as mãos do Diretor da Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan um cheque no valor de R$ 2.017,00 que foram arrecadados durante a festa de aniversário do Colégio ocorrido em 26 de setembro passado.

Durante entrevista a reportagem do JP a Diretora do Colégio PEQ disse que “em parceria com o SEBRAE foi desenvolvido em cada sala um tema voltado para o empreendedorismo social, e cada sala de aula direcionava um tema para reverter benefícios para atingir uma determinada população e reverter para uma situação emergente”.

“Nesse caso foi escolhida por unanimidade a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan da Estância Turística de Salesópolis na qual foi realizada a festa de aniversário do Colégio PEQ que contou com a participação de alunos, diretor, professores, funcionários e da população”.

“Quero agradecer a população da Estância Turística de Salesópolis que tem apoiado o Colégio PEQ e a parceria com pais, professores, Sebrae, ao Diretor Administrativo do Colégio Orlando Brasil Jungers e que Deus nos abençoe para que possamos elaborar outros projetos e ajudar realmente quem está necessitando”, concluiu Maria Luzia Diretora do Colégio PEQ Objetivo.

O prefeito Rafael cumprimentou a iniciativa do Colégio PEQ e da parceria do Sebrae parabenizando a todos por esse movimento solidário e ressaltou o espírito de solidariedade e o exemplo que estão passando para a sociedade de como é contribuir com o próximo.


Eleição para escola do Presidente do Conselho Municipal do Idoso

A eleição para a escolha do novo presidente do Conselho Municipal do Idoso ocorrida na sexta-feira, 6 de novembro ainda não teve nenhum vencedor oficializado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O fato se deve que segundo Maria Aparecida Dantas Leite (foto), membro integrante do CCI (Centro de Convivência do Idoso) faz parte dos movimentos para fortalecer cada vez mais o grupo da terceira idade da Estância Turística de Salesópolis, foi eleita presidenta com a maioria dos votos dos participantes naquela data, segundo nos relatou.

Ainda segundo dona Cida como é conhecida por todos, após a apuração quando se iniciava a comemoração ela e o segundo colocado foram chamados para participarem junto aos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de uma nova eleição que iria escolher quem realmente seria o presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Nesse momento como foi relatado a nossa reportagem houve um desacordo entre a maioria que votaram em Cida, mesmo assim houve uma segunda votação entre membros da Prefeitura e os dois mais votados e ao final dessa reunião dona Cida disse que perdeu essa eleição por 4 votos a 3.

Quando todos souberam do resultado ficaram revoltados com a decisão e o segundo colocado que havia sido declarado vencedor renunciou ao cargo, ficando assim marcada uma reunião para o final de novembro para decidir quem será o novo presidente do Conselho Municipal do Idoso.

"Dona Cida" disse a nossa reportagem que ficou muito feliz em ser escolhida pela maioria dos participantes do CCI visto que sempre está à frente dos trabalhos que são realizados naquele local e que luta e continuará lutando pelos direitos dos idosos da Estância Turística de Salesópolis.


Visitando a Estância Turística de Salesópolis

O Comando do Exército esteve visitando a Junta de Serviço Militar da Estância Turística de Salesópolis, oportunidade em puderam conferir os andamentos dos trabalhos realizados além de realizarem uma inspeção no local.

Na oportunidade falou com nossa reportagem o Capitão Mochon, Chefe de Comunicação Social.


Dia de Finados

Milhares visitam cemitérios de Salesóplis e Biritiba Mirim

Após missa Padre Edinei seguiu em Procissão até o Cemitério de Biritiba Mirim

Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Cemitério de Salesópolis

A manhã do dia de Finados começou com uma missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de Fortaleza Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, no Cemitério Municipal da Estância Turística de Salesópolis.

Às 9:00 em Biritiba Mirim Padre Edinei Maia dos Santos celebrou uma Missa para uma multidão de fiéis no Centro Pastoral e em seguida saíram em Procissão até o Cemitério localizado na área central da cidade.

Durante todo o dia milhares de pessoas passaram para prestar suas homenagens a seus entes queridos no Cemitério Municipal de Salesópolis, e segundo os responsáveis cerca de cinco mil pessoas eram esperadas neste feriado de Finados


Trabalhando nos Finados

Fátima exemplo de dedicação no trabalho que faz

Trabalhando há 16 anos no Cemitério Municipal, Maria de Fátima Santos Jesus, carinhosamente conhecida por todos como Fátima, disse que começou limpando uma sepultara de uma amiga e quando todos souberam de seus trabalhos começaram a contratá-la para limpeza, reforma e construção de Jazigos.

Fátima se orgulha do trabalho que faz e somente nos Finados está responsável por mais de 900 sepulturas, e durante todo o ano cuida de outras 300 sepulturas fixas, se orgulha e agradece a Deus por seu trabalho.


Curso de recepcionista na Estância Turística de Salesópolis

Aconteceu na tarde de terça-feira, 27 de outubro no Salão Paroquial da Estância Turística de Salesópolis a entrega dos diplomas aos alunos que participaram do Curso de Recepcionista que foi realizado na sede do Cras dentro do Projeto Oficina, Geração de Renda e Capacitação Profissional.

O curso teve uma duração de 36 horas e os alunos que concluíram receberam um Certificado do Curso de Recepcionista.

Estiveram presentes ao evento o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PSD; a professora que ministrou o curso Elisa Maria Ferreira; presidenta do Fundo Social, Paula Tenório e a Secretária de Assistência Social Monike Cáfaro Arouca Sobreira.

Clique e confira todas as fotos no Facebook JP Hiago Salesópolis


Natal solidário das crianças 2015

Vai acontecer em 12 de dezembro no Centro Esportivo e Recreativo Expedicionário Benedito da Fonseca o Natal solidário das crianças da Estância Turística de Salesópolis.

Organizado pelo Grupo Ação Criança Feliz, sob a coordenação do Dunga do Restaurante o evento tem a finalidade de proporcionar um natal mais feliz para as crianças carentes da Estância.

Todo o ano Dunga em conjunto com o Grupo Ação Criança Feliz vem realizando o evento que neste ano será realizado no Centro Esportivo da Prefeitura onde será proporcionado maior segurança e espaço para todas as crianças e seus pais respectivamente.

Dunga falou a nossa reportagem e disse da importância de realizar uma festa como essa e ver o sorriso de cada criança que ganha um simples brinquedo ou uma bicicleta.

Para este ano Dunga irá preparar para as crianças lanches, sucos, frutas, crepe, algodão doce, churros, pipoca, sorvete além de brinquedos infláveis e o sorteio de bicicletas.

Para que esta seja uma festa inesquecível para as crianças e que o sonho de ganhar um presente de Papai Noel se torne realidade a sua colaboração será de grande importância.

Se você deseja ser um voluntário ou queira colaborar com um brinquedo é simples, basta procurar o Dunga em seu restaurante localizado na Rua São José, 479 ou pode ligar para 4696-1353.

Faça a diferença neste Natal, faça uma criança feliz.


Solidariedade

Noite animada na Praça da Matriz em Prol da Santa Casa

A noite de sexta-feira foi movimentada na Praça da Matriz com a realização de shows em prol da Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan.

O Diretor da Santa Casa Marcos Cáfaro com sua equipe de funcionários, grupo Amigos da Santa Casa e da sociedade civil estiveram presentes nas barracas que estão angariando fundos para amenizar as dificuldades que vem passando a entidade.

Marcou presença na sexta-feira a noite várias personalidades da Estância Turística de Salesópolis, dezenas de voluntários e 14 estagiárias de enfermagem de Mogi das Cruzes, sob coordenação da Técnica em Enfermagem Patrícia Prado que estão prestando serviços na Santa Casa sem ônus algum para a municipalidade.

Marcos Cáfaro disse a nossa reportagem: “É de grande valia essa iniciativa dessas 14 estagiárias estarem em Salesópolis o que contribui em muito para o melhor desempenho e atendimento aos pacientes na Santa Casa”. 


MP faz vistorias nas obras do Aterrado

DAEE se compromete em realizar paisagismo no local

Juiz do Fórum de Salesópolis, Dr Alexandre Miura Iura (Centro) durante vistoria no Aterrado

O Aterrado e toda a extensão da Barragem de Ponte Nova é de responsabilidade do DAEE

e não da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis

No último dia 16 de outubro estiveram presentes no Aterrado para vistorias as obras que estão sendo realizadas pelo DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica).

CLIQUE E LEIA OBRAS DO ATERRADO


Últimos preparativos para o dia de Finados

O próximo final de semana será movimentado nos cemitérios da Região com a aproximidade do dia de Finados que será na próxima segunda-feira, 2 de novembro.

Na Estância Turística de Salesópolis haverá um esquema especial no Cemitério Municipal para domingo, 1 e segunda 2 de novembro: No domingo o horário de funcionamento será das 8:00 às 17:00 já na segunda-feira os portões abrem das 7:00 às 19:00.

Segundo a administração do Cemitério Municipal da Estância Turística de Salesópolis serão esperadas cerca de 5 mil visitantes na próxima segunda-feira, 2 de novembro, sendo que serão celebradas duas missas no Cemitério uma às 8:00 e outra as 15:00.

Biritiba Mirim

Em Biritiba Mirim a Igreja Católica fará uma procissão até o Cemitério localizado na área central da cidade após a missa das 9:00 e às 15:00 será celebrada missa no cemitério localizado no Bairro Cruz das Almas.


Asfalto novo no Bairro do Totózinho Cardoso

Ruas do Bairro do Totózinho Cardoso já receberam a nova camada asfáltica após quase quatro anos de muitas críticas.

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, PSD que desde que assumiu a prefeitura em 2013 procurou da melhor maneira possível atender aos pedidos dos moradores e refez todo o projeto inicial e assim pode realizar uma obra com qualidade e duradoura com coleta de águas pluviais em vários pontos do Bairro.


Curso de processamento de carne suína

Aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro no Bairro dos Pintos na Estância Turística de Salesópolis o curso de processamento de carne suína em parceira com a prefeitura municipal, SENAR e UMAP (Associação dos Moradores e Amigos Bairro dos Pintos) que tem como presidenta Izaura dos Santos.


Outubro Rosa

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Aqui estão reunidas desde as primeiras iniciativas, até as que atualmente manifestam-se no mundo. 

O objetivo deste site é divulgar, de modo simples e verdadeiro, toda a contribuição de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuance, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 

Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.


Entrevista

Marcos Cáfaro fala sobre a situação da Santa Casa

A reportagem do JP esteve com o Diretor da Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan, Marcos Cáfaro que falou da atual situação da entidade e acima de tudo pediu a colaboração e participação da população e autoridades nos eventos que serão realizados nos próximos dias.

“Hoje estamos trabalhando com a sociedade civil através de doações e a população dentro de suas possibilidades tem nos ajudado e tudo está sendo revertido para pagar as contas”.

“Estaremos realizando em caráter emergencial uma reunião para podermos estudar os prognósticos e para que a Santa Casa tenha recursos próprios através de particulares, laboratório, raio x e atendimento de internações particulares, para que possamos começar a sanar as dívidas”.

“Teremos um evento na Praça da Matriz para arrecadarmos recursos a fim de que possamos ir pagando algumas dívidas, no dia de finados 2 de novembro vamos colocar uma barraca para vender salgados e outra para vender velas e flores, no dia 8 de novembro teremos uma feijoada no Clube Saci ao preço de R$ 15,00 no dia 6 de dezembro teremos o Bifão na Chapa também no Clube Saci”.

“Precisamos de particulares, doações e do Poder Público participando junto conosco para buscar uma solução e unirmos forças para tirar a Santa Casa desta situação, pois o momento não é para divisão, mas sim para a união de todos”.

“A crítica é bem vinda desde que traga bons frutos para a Santa Casa que seja fundamentada, e quem quiser vir até nós iremos mostrar tudo o que está sendo realizado, seja na parte administrativa ou com eventos e contamos com o apoio da população”.

“Quero agradecer a população que sempre nos ajuda e aos políticos que venham junto conosco neste momento de dificuldade, pois a Santa Casa cuida de vidas e para isso precisamos estar bem equipados para dar um bom atendimento a todos”.

“O atendimento está normal com a classificação de risco para humanizar o atendimento e mais uma vez peço a colaboração de toda a sociedade”.

“Hoje há cerca de 200 atendimentos diários e os nossos funcionários se faz necessário, pois trabalhamos sete dias por semana 24 horas por dia”, concluiu Marcos Cáfaro acreditando que com a união de todos a Santa Casa irá vencer este momento delicado que está passando.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael participa de reunião do Condemat 

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 14 de outubro na Barragem de Ponte Nova na Estância Turística de Salesópolis a reunião com os prefeitos que fazem parte do Condemat (Consórcio de desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

Estiveram presentes o prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva; prefeito de Mogi das Cruzes Marco Aurélio Bertaiolli; prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi; prefeito de Santa Isabel Padre Gabriel Gonzaga Bina; prefeito de Arujá, Abel José Larini; prefeito de Biritiba Mirim,  Carlos Alberto Taino Junior; Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias e presidentes das Câmaras e representantes das cidades de Itaquaquecetuba, Guarulhos, Poá e Guararema, além do deputado Ricardo Montoro.

Uma questão muito importante que foi debatida entre os prefeitos foi o destino final do lixo que atualmente tem um custo muito alto para todos os municípios, que precisam transportar para aterros sanitários de outras cidade a um preço muito elevado.

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli disse que o que faz encarecer ainda mais o custo das prefeituras com a coleta do lixo é o valor pago para o transporte do mesmo até seu destino final (aterro sanitário).

Outro problema enfrentando pelos municípios é a coleta e tratamento do esgoto que em muito deles há a necessidade de maior investimento por parte do Governo do Estado para que possam estar realizando os trabalhos, visto que os municípios não possuem os valores para estarem realizando as obras.

O prefeito de Santa Isabel Padre Gabriel Gonzaga Bina ressaltou ainda que está realizando obras para a coleta e tratamento de esgotos em sua cidade, mas que a obra só irá ficar completa em março de 2016 e que também há a necessidade de uma maior participação do governo do estado para que a mesma seja entregue na data prevista.

A Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias disse que irá levar ao conhecimento do governador Gerlado Alckmim todas as reivindicações dos prefeitos e que há a necessidade evoluir para reuniões de trabalho a fim de buscar soluções para os problemas das cidades.

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, mais uma vez ressaltou a importância da aprovação da Lei Específica que irá em muito beneficiar não somente a população de Salesópolis mas de toda a Região do Alto Tietê.


Estância Turística de Salesópolis

Festa na Praça da Matriz para as crianças

O Fundo Social de Solidariedade através de sua presidenta Paula Tenório, com o apoio da prefeitura da Estância Turística de Salesópolis realizou domingo, 11 de outubro na Praça da Matriz uma festa dedicada especialmente às crianças.

Em sua terceira edição a festa das crianças teve brinquedos e a distribuição de algodão doce, refrigerante e pipoca para todos.

A presidenta do Fundo Social Paula Tenório disse a nossa reportagem que foi com a realização de eventos que mais uma vez pode proporcionar esse momento de alegria para todas as crianças e espera poder estar cada vez mais trazendo felicidade a todos.


Deputado Estevam busca recursos para

instalação do Fórum em Salesópolis

Prefeito Rafael, deputado Estevam Galvão, Juiz Dr. Alexandre Miura e o vereador Nei

O deputado estadual Estevam Galvão (DEM) realizará, em breve, audiências com a Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania e com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para solicitar recursos para a instalação do Fórum de Salesópolis. Isso é necessário porque no final do mês de agosto, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 49/2014, que altera a denominação dos foros distritais do interior, elevando-os à categoria de Comarca. Na prática, o município conquista autonomia para gerir seus próprios processos e varas judiciais.

Em reunião realizada quinta-feira, 9 de outubro na Estância Turística deSalesópolis, o prefeito Benedito Rafael da Silva e o juiz de Direito do município, Alexandre Miura Iura, explicaram ao deputado a importância da instalação do Fórum. A população de Salesópolis precisa se deslocar até a cidade de Santa Branca para resolver as questões judiciais. O prefeito revelou que há mais de cinco mil processos envolvendo moradores da cidade tramitando em Santa Branca. "Para nós, além do custo do deslocamento, existem as dificuldades de trânsito da estrada vicinal de 22 quilômetros ligando os dois municípios", pontuou.

O vereador Claudinei José de Oliveira também participou da reunião e frisou a importância deste assunto para a cidade. “Foi uma luta e uma grande expectativa para todos nós de Salesópolis conseguir a elevação para Comarca. Conquistamos isso graças ao trabalho e empenho do nosso deputado Estevam Galvão e tenho certeza que com a ajuda dele, vamos conseguir, em breve, o nosso Fórum”, comentou.

O deputado Estevam Galvão explicou que solicitará estas duas audiências para acelerar o processo. “Com a Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania vamos pleitear a construção do prédio do Fórum. Enquanto isso não acontece de fato, já vamos conversar com o TJ para tratar sobre a possibilidade da locação de um imóvel para que a população seja atendida”, revelou. “O Fórum em Salesópolis certamente oferecerá mais agilidade no andamento dos processos, estrutura de trabalho e beneficiará a população, que terá acesso mais facilitado ao Poder Judiciário”, afirmou o democrata.


Estância Turística de Salesópolis

Obras no Aterrado foram iniciadas

Aterrado estará interditado para a realização das obras 

Teve início na tarde de terça-feira, 6 de outubro, as obras de recuperação da ponte do Aterrado que dá acesso aos Bairros Aparecida, Arrepiado, Pinheirinho, Aterrado e Pedra Branca, na Estância Turística de Salesópolis que irá beneficiar mais de 2 mil moradores.

A empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda venceu o processo licitatório e realizará as obras na travessia do Aterrado, em Salesópolis. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado, do dia 17 de julho, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

A vencedora apresentou o valor de R$ 1.254.827,92, sendo a menor proposta para executar o serviço sobre a Represa Ponte Nova. O prazo para a execução das obras deverá durar quatro meses.

Desde janeiro de 2013 as duas mil pessoas aguardam a reconstrução da travessia que caiu após as fortes chuvas daquele verão, deixando a população praticamente ilhada.

Esta obra é de vital importância para a mobilidade dos moradores que, sem este acesso, precisam percorrer um trajeto de 14 quilômetros para chegar até a área urbana da cidade, sendo que com a travessia, a distância é de apenas quatro quilômetros.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD trabalhou desde 2013 buscando junto ao Governo do Estado os recursos necessários para a reconstrução da ponte.

Ao lado da população, o prefeito Rafael realizou diversas reuniões na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Departamento de Águas e Energia Elétrica e Secretaria da Casa Civil para apresentar a necessidade desta obra para a comunidade.

“Estou muito satisfeito em saber que, agora, o drama das pessoas que vivem nestes Bairros está chegando ao fim”, disse o prefeito Rafael satisfeito com mais essa conquista para a população.


Lei Específica é sancionada pelo governador Geraldo Alckmin

O governador Geraldo Alckmin sancionou sexta-feira, 2 de outubro  a Lei nº 980/2015, que declara a Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC) como manancial de interesse regional destinado ao abastecimento das populações atuais e futuras.

A área a ser preservada engloba rios, reservatórios, lençóis freáticos e corpos de água que passam por seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD fez um discurso onde ressaltou a importância da Lei Específica para a população da Estância Turística de Salesópolis que há décadas vem sofrendo principalmente com a falta de moradias.

Essa é uma legislação muito bem preparada, que trará uma nova realidade a centenas de moradores, especialmente aos de Salesópolis, Biritiba Mirim, Suzano e Mogi das Cruzes, porque fará justiça social para esta região, que terá suas nascentes preservadas, possibilitando a melhoria na qualidade e quantidade de água produzida pelo Sistema Produtor do Alto Tietê.

A medida também vai possibilitar aos municípios a regularização de moradias e garantir investimentos em infraestrutura urbana, construção de casas de interesse social e outros benefícios.

A Lei Específica substituirá uma legislação antiga, que não mais condiz com a realidade do nosso tempo, adaptada as particularidades do Alto Tietê, com o apoio irrestrito de autoridades estaduais e municipais, de técnicos de Conselhos e da sociedade civil.

Aguardada pela população por muitos anos, o projeto de Lei foi aprovado em menos de 40 dias, pela Assembleia Legislativa, após um árduo trabalho junto aos deputados estaduais e intensas conversas com secretários de Estado e demais integrantes do Governo.


Sancionada a Lei Específica

Vereador Nei esteve presente no Palácio dos Bandeirantes

O vereador Claudinei José de Oliveira, “Nei do Zé do Anísio” esteve presente a cerimônia de assinatura da Lei Específica no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo na manhã de sexta-feira, 2 de outubro.

Nei ressaltou o trabalho realizado pelo prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PSD juntamente com sua equipe de Diretores e Secretários (Solange Wuo e Danilo Faria) para a concretização desta legislação que vai trazer o progresso para a população.

Foram anos trabalhando e articulando com diversos técnicos e secretários do governo para que finalmente em 2 de outubro a Lei Específica fosse sancionada pelo governador Geraldo Alckmim.

O vereador Nei que sempre acreditou na execução da Lei Específica e mais ainda acreditou naqueles que se dedicaram para sua aprovação na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) parabenizou o prefeito Rafael e sua equipe a ex-secretária Solange Wuo e o ex-Diretor Danilo Faria e os demais profissionais de nossa Região que estiveram envolvidos para o êxito da mesma.

Também não deixou de lembrar o empenho dos deputados André do Prado, Dr. Gondim, Marcos Damásio e de Estevam Galvão de Oliveira que durante sua fala na assinatura da Lei Específica enalteceu o trabalho do prefeito Rafael a favor não somente da Estância Turística de Salesópolis, mas das cidades de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Arujá.

“Agora nossas famílias poderão ter suas moradias e terrenos regularizados com infraestrutura em seus bairros com água encanada e coleta de esgoto além de energia elétrica”, disse o vereador Nei a reportagem do JP.


Greve nos bancos: Não atrase pagamento de contas

Agência do Banco Bradesco está atendendo normalmente seus correntistas

Bancários em diferentes cidades do país entraram em greve por tempo indeterminado desde terça-feira, 6 de outubro. Mesmo com a paralisação, as pessoas precisam pagar as contas nos dias marcados. Se não fizerem isso, pagam juros e multas, alerta o Procon de São Paulo.

Na Estância Turística de Salesópolis estão paralisadas as agências da Caixa e Banco do Brasil. Bradesco e Santander estão atendendo normalmente seus clientes.

CLIQUE E LEIA MAIS SOBRE A GREVE DOS BANCÁRIOS


Estância Turística de Salesópolis

Conselho Tutelar tem novos eleitos

Aconteceu domingo na EMEF Mestra Henriqueta a escolha dos Novos Conselheiros Tutelares para a Estância Turística de Salesópolis.

Participaram da eleição 674 eleitores que não tiveram nenhuma dificuldade em escolher seus candidatos.

Todo o processo eleitoral foi acompanhado pelo promotor de Justiça Dr. Fábio Antônio Xavier de Moraes.

Os eleitos foram Raí Saylon de Paula Ribeiro, Angélica Aparecida Fernandes, Fernaando Henrique de Mello, Eliane Aleixo de Oliveira Morais e Jucilene Regina Leite Fernandes. Os suplentes são Tatiana Mota Nobre Ferreira, Renata Aparecida Braúna dos Santos, Isabelle Caroline de Siqueira Mariano, Renata Ferreira de Almeida Santos e Claudete de Melo. 

Dez candidatos participaram das eleições na Estância Turística de Salesópolis.


Secretária participa de evento do Condemat em Arujá

Secretária de Assistência Social da Estância Turística de Salesópolis Monike Cáfaro Arouca Sobreira; Secretário Estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro e o Diretor da Casa Abrigo Paulo Sérgio de Vasconcelos

A Secretária Municipal de Assistência Social da Estância Turística de Salesópolis Monike Cáfaro Arouca Sobreira e o Diretor da Casa Abrigo Paulo Sérgio de Vasconcelos estiveram participando na cidade de Arujá, SP da reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que recebeu o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, para falar sobre os trabalhos da pasta a fim amenizar os problemas sociais em todo o Alto Tietê. O secretário demonstrou conhecer as necessidades da nossa região e fez um amplo debate. 

Na oportunidade, foi assinado o termo de adesão dos municípios do Alto Tietê ao Fundo de Assistência Social para o repasse direto de recurso do Estado aos municípios o que permitirá mais agilidade no desenvolvimento de ações sociais.

O secretário apresentou, ainda, projetos importantes e medidas necessárias para evitar a evasão escolar por meio de formação de uma espécie de poupança em que o aluno terá acesso após a formação do ensino médio; implantar um programa especial para ajudar no combate e acolhimentos dos moradores de rua e criar o financiamento para que a população de baixa renda possa comprar materiais básicos, como, por exemplo, caixa d’água, geladeira e bens mobiliários. 

Participaram da reunião além do deputado André do Prado, PR os prefeitos: Abel Larini (Arujá), Marco Bertaiolli (Mogi das Cruzes), Adriano Leite (Guararema), Paulo Tokozumi (Suzano), Acir Filló (Ferraz de Vasconcelos), Gabriel Bina (Santa Isabel); Marcos Borges (Poá); o vice-prefeito, José Cury (Biritiba Mirim); os vereadores: Antonio Lino (presidente da Câmara de Mogi das Cruzes) Marcos Sumirê (presidente da Câmara de Poá), Sidnei Gordo (Guararema), Castelo Alemão, Marcio Oliveira e Lucia Ribeiro (Arujá); além dos representantes dos prefeitos: Roseli de Fátima (Guarulhos), Monike Cáfaro Arouca Sobreira (Salesópolis) e Sônia Mazieiro (Itaquaquecetuba), secretários municipais e lideranças da região do Alto Tietê.


LUA SANGRENTA - Este é o nome dado ao eclipse lunar que dá uma coloração vermelha à Lua. O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios solares. Quando o nosso planeta projeta apenas uma sombra na Lua, ela fica avermelhada por ser atingida pela passagem da luz solar através da atmosfera da terra, o que resulta na 'Lua de Sangue'.


Estância Turística de Salesópolis

Grupo de Ginástica Diversidade

O Grupo de Ginástica Diversidade da Estância Turística de Salesópolis sob o comando da professora Andréa se reúnem no Centro Esportivo Municipal segunda-feira e quinta-feira às 8:00 e na terça-feira e quinta-feira às 19:00.

Participam desse projeto setenta mulheres entre 16 e 65 anos que passam momentos agradáveis junto com a professora Andréa.


Visitando a Estância

Coronéis Salesopolenses como prefeito Rafael e o Administrador do Distrito Monteiro

Vinte Coronéis estiveram visitando a Estância Turística de Salesópolis

Estiveram presentes no Gabinete do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD, vinte Coronéis da Reserva da PM que estão visitando a Estância Turística de Salesópolis.

O Coronel da Reserva Carlos Fuga é o organizador dos passeios e disse a nossa reportagem que está muito feliz em poder proporcionar a seus colegas um dia especial onde além de conhecerem as belezas naturais da Estância Turística de Salesópolis e a Nascente do Rio Tietê também visitam a Igreja Matriz de São José.


Após ventania

Família está sem energia elétrica

Após a ventania no início da tarde de sexta-feira, 25 de setembro o senhor Antônio Walter e sua esposa Clerenice Dias, moradores na SP 88 (Estrada das Pitas, km 102) ficaram sem energia elétrica em sua residência desde às 13:30.

Clerenice realizou seis ligações para a Empresa Bandeirante Energia e até a tarde de sábado, 26 de setembro nenhum funcionário havia comparecido no local para religar a energia.

Dois fatos chamam a atenção um é que o casal Clerenice e Antônio já pediram várias vezes para a empresa retirar o galho que ficava em cima do fio de energia mas nenhum funcionário compareceu no local e uma parte do fio que ficou no chão pode estar energizado o que causa ainda mais apreensão e medo de que alguém possa tomar choque.

O que Clerenice e Antônio querem é chamar a atenção de todos pelo descaso da Empresa Bandeirante com seus clientes que vinte quatro horas após o incidente não enviou nenhum funcionário e os mantimentos que o casal tem armazenado na geladeira estão perdendo.

Seria mais uma vez necessário que as autoridades Salesopolenses solicitassem uma reunião com os Diretores da Bandeirante Energia para que os problemas que vem ocorrendo na Estância Turística de Salesópolis sejam sanados o mais breve possível evitando assim prejuízos.


Confraternização

Estiveram almoçando na tarde de terça-feira no Restaurante Nhá Luz de propriedade do vereador Benedito Lélis Renó os vinte Coroneis da Reserva da PM que visitaram a Estância Turística de Salesópolis.

“Foi um momento de muita alegria poder recepcionar os Oficiais da PM e rever principalmente os amigos Coronéis de nossa querida Salesópolis”, disse Lélis Renó.


Saúde na Estância

Santa Casa reabre as portas após 10 dias

atendendo apenas emergência

Coordenadora de Enfermagem Patrícia Prado e o Diretor Administrativo Marco Cáfaro

A reportagem do Jornal do Povão esteve na tarde desta segunda-feira, 14 de setembro para conversar com o Diretor Administrativo da Santa Casa Marco Antônio Cáfaro que falou sobre a reabertura das portas para o povo de Salesópolis.

“A partir de hoje a Santa Casa está aberta para a população, com a seguinte situação: devido a falta de medicamentos, ainda estamos fazendo uma triagem com todos os pacientes e nos casos crônicos as pessoas estão tendo prioridades no atendimento”.

“A população está nos ajudando e hoje já arrecadamos R$ 2.450,00 que será utilizado para a aquisição de medicamentos”.

“Mudamos a forma de atendimento para poder tratar a população de modo mais humanizado com um atendimento de classificação de risco”.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa Frederico Ozanan Patrícia Prado, disse a nossa reportagem que “de acordo com a tabela de Manchester que vai dizer o tempo de atendimento e a gravidade do paciente, classificado com cores e de acordo com o número de recursos”.

“Se o paciente necessitar de medicamentos ou fizer um exame vai ser classificado com uma determinada cor e se for necessário terá atendimento prioritário”.

“As cores vermelho, amarelo, verde e azul, sendo que amarelo e vermelho os pacientes terão atendimento prioritário com maior risco de vida; azul são os pacientes que não precisam de muitos recursos, pois serão atendidos com receitas e orientação médica e a cor verde é uma classificação que precisaremos usar dois recursos e o tempo de atendimento será de acordo com a classificação de risco”.

“A triagem será feita pelas enfermeiras de plantão que irão encaminhar os pacientes de acordo com o grau de necessidades”.

“Os pacientes que buscam troca de receitas e exames externos serão encaminhados ao Centro de Saúde para serem atendidos”, concluiu Patrícia.

Doações para a Santa Casa

Marcos Cáfaro disse que “além do dinheiro para a compra de medicamentos há a necessidade da compra de materiais, alimentos, pois já estamos fazendo internações e o que for de bom agrado para a Santa Casa será bem vinda”.

“As doações são feitas através de recibos para mostrar ao povo o valor que arrecadamos e assim mostrar a transparência de nosso trabalho e para que as pessoas saibam onde está sendo aplicado o dinheiro que é doado”.

A Santa Casa Frederico Ozanan está à disposição de todos e quaisquer dúvidas liguem para os telefones 4696-1411 ou 4696-1823.


Crise na Saúde

Conselheiro Estadual da Saúde esteve na Santa Casa

Natália Franco Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Douglas Alves Conselho Estadual

A reportagem do JP esteve na tarde de quarta-feira, 9 de setembro na Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan e entrevistou Douglas Alves Conselheiro Estadual de Saúde que esteve presente na Estância Turística de Salesópolis para verificar e estar colaborando na viabilização e busca de recursos para o melhor atendimento aos usuários do sistema de saúde municipal.

“Recebi um pedido do Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel que através do Fórum Regional de Saúde Pública na qual sou o articulador no Alto Tietê nos deu a notícia que desde sexta-feira, 4 de setembro estava atendendo apenas Emergência e que devidos a falta de insumos colocaria em risco a qualidade no atendimento e também aos usuários”

“Segundo os Diretores da Santa Casa existe um problema sério na questão de soro e medicamentos que não tem no momento, mas está sendo realizada uma articulação para tentar fazer o mínimo possível para atender a população carente”.

“A Santa Casa de Salesópolis é estratégica para a questão da micro Região que precisam desse atendimento para poder funcionar melhor e precisa de um aporte melhor da prefeitura e do Estado que segundo Marcos Cáfaro tem faltado com uma contrapartida”.

“Hoje a prefeitura repassa R$ 150 mil e o MAC (Médio e Alta Complexidade) que é um repasse do Governo Federal R$ 91 mil, mas para manter minimante o hospital precisa de mais transferências de verbas”.

“Está sendo construído um plano de ação na qual teremos acesso a todos os dados e estar fazendo junto a Secretaria Estadual a melhor interferência para lutar por mais verbas para a Santa Casa que é estratégica para nossa Região”.

“Existe uma vontade muito grande por parte dos Diretores da Santa Casa, incentivo por parte da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Salesópolis que está acompanhando este momento difícil pela qual passa a saúde”.

“O que for necessário como Conselheiro de Saúde Estadual irei interferir, mas precisamos de dados indicadores para propor para a Secretaria Estadual de Saúde qual será o volume de trabalho e o que de fato poderá ser feito”.

“A minha luta pessoal e como Conselheiro e articulador do Alto Tietê é para que a Santa Casa permaneça aberta, percebemos articulações no sentido de como está sendo feita, é mais uma prerrogativa para se prevalecer administrativamente para não se correr risco devido não ter estrutura”.

“Mas ainda assim tem uma população que precisa da Santa Casa e nos últimos quatro anos foram fechados mais de 15 mil leitos no Estado de São Paulo, com isso traz uma realidade com a falta de qualidade na prestação de serviços e os usuários são prejudicados pela falta de acerto administrativo de gestão”.

“Como foi nos passado que o governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Saúde não vem contemplando com nenhuma parte neste sentido apenas com o anúncio possível de R$ 2 milhões acreditamos então que o plano de ação que está sendo elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, CARs do Alto Tietê e Conselho Municipal de Saúde juntando esforços para que politicamente possamos junto aos Gestores cobrar melhor solução não somente para a população de Salesópolis mas da Região em um todo”, concluiu Douglas.


Estância Turística de Salesópolis

Professores e alunos prestam homenagem ao Dia do Soldado

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 4 de setembro na Escola Rosa Maria de Souza homenagem em comemoração ao Dia do Soldado (25/08) e contou com a participação dos Policiais Militares Cabo PM Sergio Benedito Rosa e dos Soldados PM Moraes e Valdari, Policiais da Reserva Jair Venâncio e do vereador Cristian Luiz Candelária, PV, Kiki, além de professores, funcionários e alunos.

Foi uma homenagem que tocou no coração de cada um que estavam presentes ao evento, com alunos declamando poemas e a funcionária Elza acompanhada no violão por Bilú prestaram uma homenagem ao Dia do Soldado.

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV, Kiki falou em nome do Legislativo Municipal parabenizando a iniciativa da Direção da Unidade de Ensino em estar prestando esta justa homenagem a todos os Soldados que diariamente estão a serviço da população da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Crise na Saúde

Santa Casa deixará de atender consultas

Diretor da Santa Casa Marcos Cáfaro e o Diretor Clínico Dr. Humberto Harada

A partir de sexta-feira, 4 de setembro a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan não estará mais atendendo a consultas médicas.

O fato se deve a crise financeira que a entidade vem passando há anos e mesmo após a intervenção feita pela prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis o déficit mensal continua acumulando o que levou o Diretor Marcos Cáfaro tomar essa decisão.

Com exclusividade a reportagem do Jornal do Povão conversou na tarde de quinta-feira, 3 de setembro com o Diretor da Santa Casa Marcos Cáfaro e com o Diretor Clínico Dr. Humberto Harada que falaram da atual situação e como será o atendimento a partir deste momento.

Marcos Cáfaro disse a nossa reportagem que “Infelizmente a Santa Casa irá atender apenas Emergências e os atendimentos básicos que são quase duzentos por dia deixarão de ser atendidos pelo fato de não termos mais condições de atender essas demandas e irá atender apenas perfil do Pronto Socorro com Emergências e os demais atendimentos deverão ser feitos pela Unidade Básica  de Saúde (Centro de Saúde)”.

“Precisamos captar mais recursos, pois a Santa Casa encontra-se em um colapso pelo fato de estarmos em dívidas com nossos fornecedores e infelizmente não temos condições de realizar o atendimento básico por não termos condições de realiza-las”.

“Os dois médicos durante o dia e a noite irão continuar normalmente para atendimento as Emergências e há essa necessidade pelo fato de se houver a necessidade de uma transferência de pacientes para Mogi das Cruzes há a necessidade de acompanhamento médico”.

Marcos disse que conversou com o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PSD, mas “a Receita do Município é muito baixa e a prefeitura não tem como aumentar o repasse para a Santa Casa e infelizmente não pode enviar mais do que os R$ 150 mil que faz mensalmente para o Pronto Atendimento, mas para podermos dar o atendimento básico para a população precisaremos de mais verba”.

“Se em 2013 não houvesse a intervenção pela prefeitura com certeza a Santa Casa já estaria de portas fechadas e nem mesmo o atendimento emergencial seria possível”.

“Com a intervenção foi possível manter os médicos e o funcionamento do Centro de Radiologia e Laboratoriais na Santa Casa”.

“Para que todos fiquem cientes de que a Santa Casa não irá fechar suas portas, estamos apenas suspendendo o atendimento  básico que é uma situação que a pessoa não corre risco de vida”.

“Jamais queríamos chegar a esse ponto, e como é de conhecimento de todos, o país está passando por uma grave crise na saúde e Salesópolis também infelizmente passa por esse problema financeiro”.

“A Secretaria Municipal de Saúde Dra. Erika Ardachnikoff tem feito um trabalho importantíssimo para ajudar a sanar os problemas na Santa Casa indo até mesmo a São Paulo todas as semanas para buscar uma solução que venha de encontro aos anseios da população”.

“Hoje os proventos para a Santa Casa estão sendo menores que os gastos, ou seja, estamos recebendo da prefeitura um repasse de R$ 150 mil para o Pronto Atendimento e mais R$ 91 Mil do MAC (Média Alta Complexidade) que é destinada ao atendimento as consultas, mas não cobre totalmente os gastos deixando um saldo negativo no valor de R$ 100 mil por mês, o que já não dá mais para suportar devido as dívidas com fornecedores”, concluiu Marcos Cáfaro.

O Dr. Humberto Harada disse que “o atendimento médico na Santa Casa da Estância Turística de Salesópolis é em torno de 200 consultas diárias, mas com essa demanda a Santa Casa não tem como bancar todo esse gasto, e com o atendimento apenas na Emergência teremos em torno de trinta atendimentos por dia, não havendo mais internações a partir do dia 4 de setembro”.

“Diariamente são gastos cerca de R$ 1 mil reais com medicamentos aos usuários e com o atendimento apenas na Emergência poderão ser economizados cerca de R$ 15 mil mensais aproximadamente”.

Questionado se quando o atendimento voltará ao normal a população o Dr. Humberto disse que “vai depender dos recursos que iremos receber futuramente e se mantiver os mesmos valores será impossível conseguirmos praticar o atendimento que estamos querendo para a população da Estância Turística de Salesópolis”.

“Antes de tomarmos qualquer medida com referencia ao não atendimento de consultas foi realizado todas as possibilidades possíveis para economizar com pessoal, material e medicamentos que não agredissem a integridade dos pacientes, mas infelizmente agora não dá mais, pois está faltando até mesmo o essencial para o atendimento a população”.

“Esperamos uma resposta positiva o mais rápido possível das autoridades municipal, estadual e federal para que possamos voltar ao atendimento normal a todos”, concluiu o Dr. Humberto, Diretor Clínico da Santa Casa.


Estância Turística de Salesópolis

A luta para transformar a Estância em Comarca

O vereador Claudinei José de Oliveira, (Nei do Zé do Anísio) juntamente com o deputado estadual Estevam Galvão iniciaram em 2013 um trabalho voltado para que a Estância Turística de Salesópolis finalmente se tornasse uma Comarca.

Nei disse a nossa reportagem que “procurei o deputado estevam que atendendo aos pedidos dos munícipes enviou o Projeto de Lei nº 49 para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - ALESP e finalmente agora conquistamos o direito de nos tornarmos uma Comarca e finalmente mesmo com inúmeras dúvidas sobre nosso trabalho posso dizer que a Estância Turística de Salesópolis será a sua “Independência””.

“Tudo teve início no ano de 2013, com o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (foto) que atendendo nossa demanda, e durante reunião com o então presidente em exercício do TJ Dr. Ivan Ricardo Garisio Sartório nos apoiou para que chegássemos a essa grande conquista”.

“Quero ressaltar ainda que nessa luta para que a Estância Turística de Salesópolis chegasse a Comarca contamos com o apoio do Executivo Municipal, Secretaria de Assuntos Jurídicos, de todos os advogados da administração pública”.

“Foi um trabalho que eu iniciei há anos com o apoio do Dr. Alberto Alberto Prado Sanches que trabalhava como Jurídico do Legislativo e como Dr. Abílio Donizeti de Morais que sempre estiveram presentes e empenhados para o êxito de transformar a Estância Turística de Salesópolis em Comarca”.

Leia abaixo e-mail enviado ao vereador Claudinei José de Oliveira, pelo Advogado Alberto Prado Sanches

Caro Ver. Claudinei José de Oliveira:

A classe dos advogados militantes em Salesópolis, no dia de hoje, receberam com grande alegria a auspiciosa noticia da aprovação da PLC 49/2014 que eleva o Foro Distrital de Salesópolis a categoria de “COMARCA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS”, que recebeu o Autógrafo n° 31.204  da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, datada de 27 de agosto de 2015, subscrita pelo DD. Presidente, Dr. Fernando Capez.

Foram muitos anos de luta da nossa classe, tivemos inúmeras decepções com promessas não cumpridas, mas agora com o empenho de políticos da lavra do DD. Vereador, somados ao apoio incondicional do Deputado Estevan Galvão, que liderou a frente de trabalho em prol de conseguir a nossa almejada classificação como “Comarca”, a qual nos trará grandes benefícios. A titulo de exemplo citamos, no tocante aos  interesses das classes mais carentes, o seguinte benefício que terão agora, com a elevação do município a categoria de Comarca, pois não mais terão que se dirigir a atual sede da Comarca para atender certas necessidades legais; principalmente, no tocante ao Cartório de Registro de Imóveis que deverá, por imposição legal, ser instalado na sede da nova Comarca.

Como advogado militante por mais de trinta anos neste município, tenho a grata satisfação de viver este momento de realização dos sonhos de tantos outros companheiros de profissão que, infelizmente, não puderam ter essa satisfação, tais como os saudosos: Dr. Antônio Paulino (o Totó Bonito), Dr. Raul Wuo, Dr. José Citrângulo, Dr. José Rodrigues Feital, Dr. Waldemar Renda, aos quais rendemos as nossas homenagens e agradecimentos pela luta que enfrentaram no afã de obter para nossa querida terra a ansiada, e agora obtida,  classificação de “Comarca”.

Solicitamos ao Nobre Edil que transmita a todos aqueles que, de maneira direta ou indireta, colaboraram para essa vitória de nossa terra na obtenção da categoria judicial de “Comarca” os nossos agradecimentos e os mais sinceros votos de que continuem trabalhando em prol de nosso povo que, com certeza, saberá ser grato e reconhecer os verdadeiros amigos desta pacata e hospitaleira Estância Turística, agora “Comarca da Estância Turística de Salesópolis”.

Advogado: Alberto Prado Sanches


Reunião com representantes da Júlio Simões

Diretor AdrianoThiele, vereador Kiki e Gerente Jairo Lopes

Os vereadores da Estância Turística de Salesópolis estiveram reunidos com os representantes da Empresa Júlio Simões na Câmara Municipal.

A pauta da reunião foi os horários praticados atualmente pela empresa e os constantes atrasos que vem ocorrendo na linha 311 que liga Salesópolis a Mogi das Cruzes.

O vereador Claudinei José de Oliveira (foto direita) disse a nossa reportagem que também serão revistos os horários na primeira quinta-feira do mês que tem grande movimento na Estância e nos finais de semana que tem horários reduzidos e que em determinados horários os coletivos estão com superlotação.

Outras importantes conquistas foram a demarcação dos pontos de ônibus no perímetro urbano da Estância e a fixação de horários que são praticados atualmente pela empresa.

O vereador Cristian Luiz Candelária , PV, Kiki disse que outra grande conquista foi a avaliação pela Júlio Simões das quebras constantes dos coletivos o que vem prejudicando em muito os usuários, principalmente aqueles que trabalham em Mogi das Cruzes ou São Paulo. 


 

Cursos de qualificação profissional no CRAS

A reportagem do Jornal do Povão esteve com a Secretaria Municipal de Assistência Social Monike Cáfaro Arouca Sobreira que falou sobre os cursos que estão sendo realizados pelo CRAS na Estância Turística de Salesópolis.

“Atualmente está sendo ministrado o curso profissionalizante de recepcionista com a participação de trinta alunos e com carga horária de 36 horas sendo que todos irão receber seus certificados após a conclusão”.

“Ainda neste ano teremos o início dos cursos de Guia de Turismo e de Garçom todos com trinta vagas disponíveis, e iremos fazer o encaminhamento de todos para o PAT de Mogi das Cruzes”.

“Os cursos são ministrados por professores qualificados e com certeza os alunos terão um bom aproveitamento após sua conclusão”, concluiu Monike.


Justiça aceita efeito suspensivo

Demolições estão suspensas no PROLOP

Prefeito Rafael mostrando a decisão Judicial que foi favorável aos moradores do PROLOP

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo aceitou o efeito suspensivo impetrado pela Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis com referencia a demolição das construções existentes no PROLOP (Programa de Loteamento Popular), localizado no Bairro do Fartura e que estavam marcadas para o dia 27 de novembro deste ano.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD falou a nossa reportagem sobre a decisão Judicial favorável aos moradores do PROLOP e disse que “no dia a dia vamos confirmando que nosso trabalho aparece quando se faz tudo sério, e apesar das dificuldades vamos conquistando o espaço no momento certo”.

“O efeito suspensivo é uma prova de nosso trabalho visto que algumas pessoas nos julgaram dizendo que perderíamos prazos, que não iríamos conseguir reverter tal situação e ainda que não haveria mais saída jurídica, e esta é a prova de nossa humildade, tranquilidade e competência fazendo nosso dever”

“Para a população é importantíssimo que vai juntar com a Ação que pede a impugnação da mesma e iremos continuar trabalhando seriamente e juntamente com os prefeitos do Alto Tietê irei à Assembleia para falar sobre a Lei Específica e o PROLOP será tema de nosso encontro”.

“Estamos trabalhando com seriedade e com o apoio dos moradores do PROLOP e dos nossos companheiros da Câmara Municipal os vereadores Mário da Padaria, Kiki Candelária e Paulo Arouca iremos conseguir dar mais tranquilidade a todos”, concluiu o prefeito Rafael.


Estância Turística de Salesópolis

Conselho Municipal de Saúde tem novo presidente

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 21 de agosto na sede da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis a eleição para a escolha do novo presidente do Conselho Municipal de Saúde, que foi presidida pela Secretária Municipal de Saúde Erika Ardachnikoff.

Natali Franco Ribeiro foi escolhida para ser a presidenta do Conselho no Biênio 2015/2017 sendo a vice-presidente Maria do prado e Secretária Patrícia Barz.


Estância Turística de Salesópolis

Pedestres solicitam lombada em via

Vereador Kiki solicita a implantação de uma lombada na rua XV de Novembro

Os frequentadores e moradores da Rua XV de Novembro estão há anos solicitando do Poder Público a colocação de um redutor de velocidade (lombada) nas proximidades da Farma Conde, visto que motoristas descem em alta velocidade naquele local.

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) já encaminhou ao prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD, duas indicações uma datada de 27 de fevereiro de 2013 (Indicação 076/2013) e outra recentemente 136/2015, solicitando que seja feita vistoria no local para a colocação do redutor de velocidade.

O maior problema é grande número de caminhões que trafegam pela via causando grande insegurança aos pedestres e principalmente os comerciantes e moradores.

Além da necessidade de uma lombada também seria necessário que se implantasse uma faixa para pedestres devido a dificuldade de atravessar na via em determinados horários.


Estância Turística de Salesópolis

Passagem para deficiente físico na Praça da Matriz

Passagem já existente em frente ao velório municipal

Foi solicitando a implantação de uma passagem em frente a Praça da Matriz

A reportagem do Jornal do Povão foi procurada por algumas pessoas com necessidades especiais que solicitam que nossa equipe fizesse uma matéria sobre uma passagem para deficientes na Praça da Matriz.

Seria o mesmo modelo existe em frente ao Velório Municipal que seria adotado na Praça da Matriz nas proximidades da Secretaria de Saúde fazendo ligação com o calçadão em frente à Igreja Matriz de São José.


Estância Turística de Salesóplis

Poluição visual em postes e locais públicos

É fácil de se notar em toda a Estância Turística de Salesópolis a poluição visual que se espalhou por postes de iluminação e principalmente em locais públicos como Praça da Matriz e Mercado Municipal.

É preciso que os Poderes Legislativo e Executivo elaborem uma Lei para que atos de “poluir a Estância” com material de publicidade não voltem a acontecer e que seja determinado locais para tais práticas.

A Reportagem do Jornal do Povão recebeu inúmeras reclamações de leitores indignados com a colocação de publicidades nestes locais e procurou o Poder Executivo e Legislativo para que enviem uma resposta a população.


Estância Turística de Salesópolis

Programa Produtor de Água

Realizou-se sábado, 15 de agosto no Bairro dos Pintos na Estância Turística de Salesópolis o Programa Produtor de Água.

Nesta primeira etapa do reflorestamento foram selecionadas as propriedades para o mapeamento e incício do plantio e posteriormente o pagamento de serviços ambientais.


São Paulo

Cabo André Candelária é homenageado

Cabo PM André Candelária (Esquerda)

O Cabo PM André Candelária foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelos serviços prestados ao PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em nossa Região.

No dia 25 de agosto será comemorado o dia do Soldado na Escola Rosa Maria no Bairro do Jardim Nídia, a partir das 8:00.


Estância Turística de Salesópolis

Curso de Rédeas movimentou a Estância

Após a realização dos cursos de doma, casqueamento e ferragens o Instrutor Hamilton Bezerra ministrou o curso de Rédeas no Racho Agro Portal que aconteceu entre os dias 3 e 7 de agosto e que contou com doze participantes.

O curso de Rédeas teve como objetivo aprimorar os movimentos, flexionamentos, esbarro, spin, controle de velocidade, recuo e manuseio de embocaduras.

O curso de Rédeas foi uma realização da Diretoria de Agronegócios em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis.