ONLINE
2




Partilhe este Site...

 

 


PRIMEIRA PÁGINA



  


Salesópolis

Domingo de Ramos reúne centenas de católicos

Fotos: João Pedro Morente

Às 8:00 Padre Luciano Batata abençoou a todos os presentes que estavam com seus ramos em frente a Igreja Matriz de São José.

A Procissão de Ramos percorreu as ruas centrais da cidade e logo em seguida foi celebrada a missa.


Biritiba Mirim

Centenas de Fiéis na Procissão de Ramos

Aconteceu na manhã de domingo, 29 em Biritiba Mirim a Procissão de Ramos que marca o início da Semana Santa e a preparação para a Páscoa.

Padre Edinei Maia dos Santos, abençoou a todos na entrada da Igreja Matriz de São Benedito, que se encontra em obras, e seguiram em Procissão pelas ruas da cidade até o Centro Pastoral onde foi celebrada a Missa.


Distrito Nossa Senhora dos Remédios

Procissão de Ramos do Bairro do Bragança ao Distrito

Padre Antônio Carlos Menezes abençoou na manhã de domingo no Bairro do Bragança os Católicos que aguardavam para o início da Procissão de Ramos que seguiu até o Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Uma Missa campal foi realizada na Praça Antônio Souza Prado e centenas de pessoas acompanharam com muita fé e devoção à celebração.


 


CLIQUE AQUI E VEJA OS ANIVERSARIANTES 




Sabesp cancela bônus em seis cidades do interior

Na tentativa de amenizar o impacto da crise hídrica em suas receitas, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) encerrou o programa de bônus que dá descontos na conta para quem economizar água em seis cidades onde opera na região de Campinas. São elas: Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morungaba e Paulínia. Todas são abastecidas por rios que formam o Sistema Cantareira.

O fim do bônus já passa a vigorar nas faturas do mês de abril. O programa de que dá descontos de até 30% para quem reduzir o consumo de água em relação à média anterior à crise teve início da na região em junho do ano passado. Nesses municípios, também não haverá mais a cobrança de multa de até 50% para quem aumentar o consumo, que passou a vigorar em janeiro deste ano.

Segundo comunicado publicado pela Sabesp ontem no Diário Oficial, a medida ocorre "tendo em vista a situação hidrológica favorável da bacia do Rio Piracicaba na área de drenagem localizada a jusante (depois) dos reservatórios do Sistema Cantareira". O bônus e a multa, porém, continuam valendo nas cidades de Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem, que também ficam na área do manancial.

Na última terça-feira, durante um seminário sobre a crise hídrica na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, já havia sinalizado com a possibilidade de "eliminar o bônus" onde, segundo ele, "não tem necessidade de economizar". Para o dirigente, "ninguém quer dar um incentivo à população a economizar excessivamente" e "ninguém quer que alguém sofra se não for necessário".

Com o retorno das chuvas nos meses de fevereiro e março, os rios da região de Piracicaba e Campinas chegaram a atingir uma vazão de 450 mil litros por segundo, 32 vezes mais do que os atuais 14 mil l/s que a Sabesp retirada do Cantareira para abastecer 5,6 milhões de pessoas na região metropolitana.O problema é como a região não possui represas, essa água foi embora pelos rios e as vazões tendem a cair significativamente nos próximos meses.

Segundo a companhia, o bônus, que teve início em fevereiro de 2014 na Grande São Paulo, resultou numa economia de 100 bilhões de litros em um ano. O volume representa mais da metade da capacidade do Sistema Guarapiranga: 171 bilhões de litros. Por outro lado, com os descontos na conta dados pelo programa, cuja adesão chegou a 81% dos clientes, de acordo com a Sabesp, a estatal deixou de arrecadar R$ 376,4 milhões no ano.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS CRISE HÍDRICA



Biritiba Mirim 

Padre Edinei comemora 11 anos de Sacerdócio

Padre Edinei Maia dos Santos, da Paróquia São Benedito em Biritiba Mirim comemorou sábado, 28 juntamente com os Padres Leandro de Mogi das Cruzes e Adalberto de Ferraz de Vasconcelos.

Após a missa das 19:00 todos se confraternizaram no Centro Pastoral momento em que os Padres foram homenageados.



Procissão de Ramos com Caminho Neocatecumenal

Realizou-se na noite de sábado, 28 a Procissão de Ramos com a participação do Caminho Neocatecumenal da Estância Turística de Salesópolis.

Como já se tornou tradição há anos a Procissão é realizada no sábado que antecede o Domingo de Ramos.

Após a Bênção dos Ramos e Procissão foi celebrada pelo Padre Luciano Batata a Santa Missa na Igreja Matriz de São José.

Entenda o que é o Caminho Neocatecumenal 

Na Igreja primitiva, quando o mundo era pagão, quem desejava ser cristão devia iniciar um itinerário de formação e de preparação ao Batismo, chamado "catecumenato". Hoje o processo de secularização tem levado muita gente a abandonar a fé e a Igreja. Por isso, faz-se necessário um itinerário de formação cristã ;.

O Caminho Neocatecumenal não é um movimento ou uma associação, mas um instrumento das paróquias a serviço dos Bispos, para iniciar, renovar e amadurecer na fé tantas pessoas que se encontram longe da Igreja.

O Caminho Neocatecumenal começou por obra de Kiko Argúello e Carmen Hernandez, na década de 1960, em Palomeras Alta, uma das favelas mais pobres de Madri. Na mesma época, o Caminho foi confirmado e apoiado pelo então Arcebispo de Madri, Casimiro Morcillo, que constatou, na primeira comunidade de Palomeras, uma verdadeira redescoberta da Palavra de Deus e uma concretização da renovação litúrgica, então fomentada pelo Concílio Vaticano II.

Com base na experiência positiva das igrejas de Madri, em 1974 a Congregação para o Culto Divino adotou o nome de Caminho Neocatecumenal para essa nova experiência de iniciação cristã.

Trata-se de um caminho de conversão em que é possível redescobrir as riquezas do Evangelho. Em cinco décadas, o Caminho difundiu-se em mais de 900 dioceses e 105 nações, com mais de 20 mil comunidades espalhadas em 6.000 paróquias.

Em 1987, abriu-se em Roma o seminário missionário internacional "Redemptoris Mater", que forma jovens cuja vocação sacerdotal missionária tem amadurecido em uma comunidade neocatecumenal e que estão dispostos a partir em missão para qualquer parte do mundo. Mais tarde, outros Bispos acolheram a experiência de Roma. Hoje, no mundo, há mais de 70 seminários diocesanos missionários "Redemptoris Mater". Neles estão sendo formados mais de mil seminaristas.

Recentemente, em resposta ao convite do Papa para uma nova evangelização, muitas famílias do Caminho se ofereceram para ajudar a missão da Igreja. Essas famílias doam suas vidas para viverem em regiões secularizadas e descristianizadas do mundo inteiro, preparando o surgimento de novas paróquias missionárias.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS RELIGIÃO



Manifestação em Salesópolis reúne mais de 200 alunos

Edição: João Pedro Morente

Protestaram em apoio aos professores da Rede Estadual que estão em greve por melhores salários


IMAGEM DO DIA - 27/03

Dia para ficar marcado na história da Estância Turística de Salesópolis

Pela primeira vez alunos realizam manifestação em apoio a greve dos professores


Professores da rede estadual de SP mantêm paralisação

Os professores da rede estadual decidiram continuar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, 27 em assembleia no Masp (Museu de Arte de São Paulo). A paralisação começou no último dia 16. A próxima reunião deve acontecer no dia 2 de abril.

Segundo o sindicato, cerca de 60 mil pessoas participaram do ato. Maria Izabel Noronha, a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), afirmou que está marcada para a próxima segunda às 11:00 uma reunião com a secretaria de Estado da Educação.

Os professores reivindicam aumento salarial de 75,33%, aplicação da jornada do piso, desmembramento das classes superlotadas, contratação dos docentes temporários, aumento do valor do vale-transporte e do vale-alimentação, fim da violência nas escolas; entre outras.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou que "avalia que a decisão do sindicato é extemporânea e ofensiva aos pais e alunos paulistas, uma vez que a categoria recebeu o último aumento salarial há sete meses, em agosto de 2014, o que consolidou um reajuste de 45%".

Segundo a pasta, a média de comparecimento dos professores nas escolas estaduais ficou em 92% ao longo da semana.

Manifestação dos alunos em Salesópolis

Foto: João Pedro Morente

Na manhã de sexta-feira, 27 alunos da Escola Professora Olga Chakur Farah saíram pelas ruas da cidade em apoio aos professores que estão em greve.

Cerca de 200 estudantes participaram da manifestação que foi pacífica e democrática onde todos apoiaram a paralisação dos professores que estão reivindicando aumento salarial.


Solidariedade

Alunos protestam em apoio aos professores

Fotos (Celinha Rodrigues)

Os alunos da Escola Professora Olga Chakur Farah da Estância Turística de Salesópolis saíram na manhã de sexta-feira, 27, pelas ruas do centro da cidade em uma manifestação pacífica em apoio aos professores da rede estadual que estão em greve.

A categoria está em greve há duas semanas e pede que o governo tome providências para melhorar o ensino no estado. 

São Paulo tem 5.300 escolas e a capital, 1.085. O sindicato dos professores diz que 59% da categoria aderiu em todo o estado. Já a Secretaria de Estado da Educação diz que o movimento só tem apoio de 2,5% dos docentes. Na quarta-feira (25), o governador Geraldo Alckmin declarou que "não está tendo greve".

Entre as reivindicações da Apeoesp, que representa a categoria, estão reajuste salarial, melhores condições de trabalho e o fim da superlotação nas salas de aula. Os professores pedem aumento para equiparar o salário deles aos ganhos de outras categorias profissionais que têm ensino universitário, de acordo com o que prevê o Plano Nacional de Educação.


Exclusivo

Entrevista com o prefeito da Estância Turística de Salesópolis

Benedito Rafael da Silva

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, atendeu a nossa reportagem durante uma hora na tarde de quarta-feira, 25 de março, e falou sobre os dois anos de seu governo, das críticas que recebe tanto da população como dos vereadores e disse que as obras de infraestrutura que todos aguardam serão executadas.

Em nossa redação dividimos a entrevista em duas partes para que nossos leitores possam fazer uma análise de todos os trabalhos que foram e estão sendo desenvolvidos pela atual administração.

Quando perguntamos se havia alguma oposição dos vereadores aos trabalhos desenvolvidos por sua administração o prefeito Rafael disse que “todos os projetos aos trabalhos desenvolvidos por sua administração de interesse da população a base aprovou, não podemos patrulhar o vereador, pois ele precisa ter liberdade democrática dentro de seus princípios”.

“O vereador tem a liberdade de manifestação, opinião e fiscalização e não podemos impedir, mas quando temos um projeto de interesse da municipalidade chamamos a base para votar e o único projeto que faltou até mesmo de minha parte (prefeito Rafael) um diálogo melhor, foi à questão da iluminação pública”.

“Não somente a base, mas até mesmo a oposição, quando necessito para votar algum projeto eles aprovam por 11 a 0, isso é uma característica de nossa cidade, e quanto o interesse é público os vereadores relevam”.

“Nós não temos oposição no município o que existe realmente são interesses pessoais de alguns vereadores, denegrir a imagem do prefeito, e querer aparecer na mídia”.

“Um bom exemplo é que quando conseguimos uma doação de madeira para melhorar as condições das pontes existentes no município, o vereador foi e denunciou no GAEMA”.

“Irei realizar uma reunião com minha base ainda nesta semana e mudar a estratégia de administração e o que está faltando é proximidade, mais conversa e diálogo para resolver os problemas”.

“Eu assumi muitas coisas para poder “legalizar” Salesópolis, que estava sem plano de drenagem, resíduo sólido e sem plano de saneamento e muito tempo foram perdidos para trabalhar a fim de legalizar todos esses planos”.

“Outro desafio que foi colocado é ser presidente do Comitê da Bacia do Alto Tietê, que envolve todos os municípios da grande São Paulo, que já foi administrado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e pelo prefeito de Mogi das Cruzes Marco Aurélio Bertaiolli e hoje o prefeito de São Bernardo e a FIESP me convidaram para assumir o Comitê de Bacia do Alto Tietê, que envolve 36 municípios da Grande São Paulo”.

“É um desfio muito grande, mas ao mesmo tempo mostra o respeito que temos, e irei assumir em benefício da população, que amanhã irá entender”.

Lei Específica

“O projeto foi aprovado a minuta e irá para o Palácio do Governo para aprovação final e com a crise hídrica, houve uma negociação com o Comitê da Baixada Santista para que as águas dos Rios Itatinga e Itapanhaú fossem aproveitadas pelo Alto Tietê”.

“Já estive com o Secretário de Recursos Hídricos e na próxima pauta do Conselho de Recursos Hídricos colocar em votação final e assim encaminhar ao Palácio do Governo e após o meio do ano chegar à Assembleia Legislativa para votação e aprovação”.

Crise Hídrica

Em uma reunião com o Superintendente do DAEE ele me agradeceu a participação de Salesópolis na parceria com os agricultores para a flexibilização do Ato Declaratório, sendo que mais de 1500 produtores já se cadastraram e assim autorizou os agricultores a entrarem com o processo de outorga que estavam parados e trouxe ainda uma proposta do Governo do Estado uma proposta de empréstimo aos agricultores no total de R$ 64 milhões para financiar a agricultura do Alto Tietê, com prazo de seis anos para pagar, carência de um ano e zero de juros”.

“Cada agricultor poderá pedir até R$ 240 mil, para financiar processos para melhorar a produção agrícola e nosso trabalho e parceria com os agricultores foi um resultado muito positivo”.

Distrito Nossa Senhora dos Remédios

O prefeito Rafael disse que “estou sempre presente no Distrito Nossa Senhora dos Remédio, instalamos a academia ao ar livre no Bairro do Bragança, ampliação e modernização da Unidade Básica de Saúde, além de equipar todo o prédio, estamos com recursos para a reforma da quadra, no valor de R$ 250 mil, deixando o local em perfeitas condições de uso, ampliação da rede escolar participação efetiva nossa junto aos agricultores, cadastro ambiental rural, enfim não deixamos o Distrito abandonado.

Educação

“A não realização do Desfile em comemoração ao aniversário da Estância Turística de Salesópolis foi econômica, visto não ter orçamento, e priorizou atender melhor as crianças nas escolas, e as diretoras por consenso devido aos gastos resolveram por comum acordo não realizar”.

“Iremos ainda analisar uma data para que o desfile aconteça e pode até mesmo ser em 7 de setembro”.

“Quanto a não realização de festas em datas comemorativas como dia dos pais e mães, foi uma decisão tomada em conjunto, e assim será realizada uma festa para a família, ou seja uma semana dedicada a família nas unidades escolares”, concluiu o prefeito Rafael.


Biritiba Mirim

Telhado da Igreja de São Benedito está concluída

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciada há menos de um ano a reforma da Igreja Matriz de São Benedito em Biritiba Mirim já está com o telhado praticante concluído.

Padre Edinei Maia dos Santos, (foto) Pároco em Biritiba Mirim está feliz com o bom andamento das obras e agradece em especial a todos àqueles que direta ou indiretamente tem colaboração na reforma do Templo Religiosos.

Se tudo ocorrer dentro do cronograma previsto, na sexta-feira, 3 de abril (sexta-feira Santa) a veneração da Imagem do Senhor Morto, será realizada no interior da Igreja, disse Padre Edinei. 


Combate a Dengue

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, durante entrevista a nossa reportagem pediu para que a população não deixe acumular água em vasos ou até mesmo em baldes.

A equipe da Vigilância Sanitária que está visitando as casas para a prevenção e proliferação do mosquito da Dengue está encontrando muitos recipientes com larvas o que pode aumentar o risco do aumento de mosquitos transmissor da doença.

Suspeita de Dengue

Há ainda uma suspeita de Dengue no Distrito Nossa Senhora dos Remédios ainda não confirmada, mas que serve de alerta para a população tomar mais cuidado e não deixar água acumular, já que a Dengue pode levar a pessoa ao óbito.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS CIDADE


Grupo de Mocambique de Salesópolis - Mestre JB


Grupo de Moçambique de Santa Branca - Mestre Zezinho

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ


CLIQUE AQUI E LEIA ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER



topo